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Dados pessoais na internet? Entenda como a tecnologia usa informações para melhorar a comunicação das marcas

Conversamos com Essio Floridi, CEO da Tradelab Latam e especialista em mídia programática, para descobrir as maneiras pelas quais os dados dos internautas podem ser usados pelas empresas para se comunicar com usuários na rede

“Entre todas as técnicas disponíveis, varia o quanto cada empresa conhece sobre seu público e como que ela usa a tecnologia.

A proposta da redação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) desse domingo (04) foi direta e mostrou um reflexo das preocupações da sociedade brasileira. O tema, “a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, explorava formas de gerar ou estimular certas ações no público online com o uso de inteligência de dados. Mas o uso da tecnologia para a comunicação online é diverso e tem várias outras aplicações.

Para Essio Floridi, CEO da Tradelab Latam, os dados se relacionam mais diretamente com os internautas pela produção ou veiculação de conteúdo: “o usuário da internet ‘percebe’ a presença de uma inteligência artificial quando ele acessa uma seção de ‘recomendados para você’, ou quando ele é impactado por um banner de um site pelo qual tem interesse; por outro lado fatores como os primeiros artigos que encontramos nos buscadores ou e-mails direcionados que recebemos também partem da inteligência de dados para fazê-lo – entre todas as técnicas disponíveis, varia o quanto cada empresa conhece sobre seu público e como que ela usa a tecnologia”.

Para o executivo, o uso de algoritmos ajuda em diversos mercados. No setor de entretenimento, por exemplo, a Netflix ficou conhecida por usar insights vindos da análise de sua vasta base de dados para identificar as preferências de seus consumidores como orientadores para novos conteúdos, como foi o caso das séries “Orange is the new black” e “House of Cards”. Cada tipo de uso de inteligência, ele diz, exige uma técnica e uma métrica diferente. “Para a mídia programática, por exemplo, os dados de navegação são selecionados de acordo com o negócio da empresa e o objetivo da campanha, servindo para prever que tipo de usuário vai se interessar de verdade se vir a comunicação da marca em um portal ou em um aplicativo; a gente consegue ‘medir’ esse sucesso pelos cliques, pela visibilidade das peças publicitárias, pelas pessoas que visitaram o site. Para aumentar o número de acessos ao site, a empresa pode pensar no Search Engine Optimization (SEO), cuja boa aplicação faz com que ele apareça nas primeiras posições de um site de pesquisa; ela também pode querer fazer seu site mais atrativo, então existem as táticas de Conversion Rate Optimization (CRO), que trabalham a usabilidade do site e a mensuração se dará no aumento de compras pelo site”.

Com tantas possibilidades, o especialista explica que também existe o mau uso da informação, “mas que o mercado busca sempre se autorregular, tanto pela criação de melhores práticas, quanto pelo controle das associações, e também se adapta às determinações e do governo [que aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados pessoais esse ano], para garantir que os dados sejam usados para beneficiar os usuários da internet”.

O uso da internet entre os brasileiros

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2017 havia 42,1 milhões de casas com acesso à internet, o que corresponde a 61% dos lares e 120,7 milhões de brasileiros. Como principais usos para a rede, estão o envio de mensagens (90%) e o acesso às redes sociais (77%).

Os estudos feitos sobre esse tema também indicam que o uso da internet, além de crescente, tende a ser mais intenso: de acordo com o relatório Connected Life 2017/2018, da Kantar TNS, os brasileiros também passam muito mais tempo conectados à internet em relação à média global, sendo 8 horas diárias no país latino, contra 5 horas no resto do mundo. Dentre os entrevistados pelo instituto, 39% ainda reconhecem que ficam muito mais tempo ao celular do que deveriam.


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