Logo
Imprimir esta página

Novo Varejo: você está preparado?

Por Flávia Pini*

Assim como a China, os termos que têm sido criados por lá também tomam espaço no restante do mundo. É o caso do conceito "New Retail", cuja tradução literal em português significa "Novo Varejo", mas tem um significado que vai muito além do sentido rudimentar. A integração dos mundos online e offline, bem como de todos os serviços que orbitam nesses mercados, tem um principal objetivo: colocar o cliente no centro da experiência de consumo e, a partir do seu comportamento, criar um ciclo virtuoso que alimenta novas estratégias cadas vez mais personalizadas, convenientes e, claro, rentáveis ao varejo.

Mas e esse cliente? Apesar de ser chamado de "novo" consumidor, digo que a novidade não está apenas nele. Existem outros protagonistas que o fizeram ser mais exigente e imediatista. A nossa rotina pede por produtos e serviços que "tornem a vida mais fácil e prática" e daí nasce o grande desafio do varejo em surpreender positivamente, antecipar demandas, trabalhar de forma personalizada e entregar o que o cliente mais precisa, quando mais precisa ou até quando ainda não sabe que precisa. E se atualmente nós temos o sonho da conveniência, ele pode se tornar verdade através de uma única coisa: dados.

Diferente da China, o ecossistema de soluções para unir os canais e monitorar o comportamento do consumidor no Brasil ainda é bastante pulverizado. Aqui, o varejista deve ir além do simples alinhamento das estratégias - a integração entre o online e offline é possível apenas através das plataformas, que alternam entre coletar, analisar e executar. Assim é possível ter insumo motriz para entregar no mundo físico o que tem sido abastecido na rede.

Seguem então alguns dos serviços que, integrados, fazem com que o seu varejo exerça o "New Retail", ou simplesmente, "Novo Varejo":

Analytics in Store: análise do comportamento do consumidor no mundo físico com o intuito de compreender dados básicos como fluxo, conversão, permanência, frequência, performance de equipe, potencial do ponto e até mesmo ROI de campanhas;

CRM: plataforma de relacionamento com o cliente que além de armazenar dados cadastrais que são altamente relevantes, permite que contatos sejam realizados em momentos adequados, gerando eficiência na comunicação e aumentando a probabilidade de conversão;

DMP: ferramenta que coleta, armazena e organiza dados de diferentes fontes (navegação na internet e geolocalização) para identificar audiência da empresa. Já é bastante conhecida pelas agências digitais e ajuda o varejista a identificar quem interage com a marca mesmo antes de realizar uma compra. Auxilia na adequação de mix, ponto e até perfil de equipe, assim como na clusterização de campanhas para que fiquem cada vez mais personalizadas;

Pagamento Mobile: além de eliminar o atrito por meio de um QR Code no app, por exemplo, é possível ter muito mais do que apenas dados de transação - o comportamento de consumo agregado ao perfil deixa a base ainda mais relevante.

Já temos visto sinais robustos de avanço e um mercado chinês cada vez mais próximo do Brasil através de grandes aquisições. Mas o benchmark está feito, e as plataformas estão disponíveis. Resta a nós "tropicalizar" para então executar a nosso modo o que a China tem nos mostrado que deu certo: um novo varejo que venceu os desafios da mobilidade, que tem preparado mão de obra específica para atender as demandas da transformação digital, cuja cultura das empresas inicia por tecnologia e que não tem medo de demandas exponenciais.

E claro, nada acontece da noite para o dia, então, não espere mais para começar!


*Flavia Pini é CMO na FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.

Sobre a FX Retail Analytics:

A FX Retail Analytics oferece uma solução inovadora para ajudar o Varejo (Lojas, Shopping Centers, entre outros) a monitorar o comportamento dos consumidores que transitam dentro e fora dos estabelecimentos. Por meio de tecnologia proprietária (câmera e WIFI), é capaz de monitorar e informar a quantidade de visitantes, taxa de conversão, horas quentes, tempo de permanência, atratividade de vitrine, entre outros indicadores, permitindo que decisões estratégicas sejam tomadas com mais precisão. Para mais informações, acesse:www.fxdata.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto