MAPFRE Investimentos: Apreciação do real está no foco das atenções
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Henrique Rodrigues
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Indicadores nacionais e internacionais podem impactar cenário econômico
Essa semana será determinante para a avaliação do cenário doméstico e internacional. No Brasil, contaremos com três divulgações importantes: a nota de política fiscal do Banco Central, o comunicado da decisão de política monetária e a Pesquisa Industrial Mensal nos dias 29, 31 e 1, respectivamente.
No front externo, contaremos com as divulgações do deflator de gastos de consumo nos EUA, do PIB do terceiro trimestre na União Europeia e os dados de criação de emprego norte-americanos nos dias 29, 30, 31 e 2, respectivamente.
No âmbito internacional os indicadores devem reforçar a combinação de fundamentos que vem favorecendo a apreciação da moeda norte-americana diante de outras moedas. O deflator de gastos de consumo nos EUA deverá confirmar que a inflação, inclusive o seu núcleo, segue acima da meta perseguida pela autoridade monetária dos EUA. Já os dados de empregos criados devem corroborar a percepção de dinamismo econômico. Caso isso se confirme, será possível esperar por ajustes nas expectativas de aumento da taxa de juros nos EUA e apreciação do dólar perante outras moedas.
Esse movimento de fortaleza do dólar já vem ocorrendo ao longo deste ano. Este se apreciou 9,9% desde janeiro frente a cesta de moedas de seus parceiros comerciais. Além disso, vale ressaltar que esse movimento foi reforçado pela perspectiva de aperto da política monetária nos EUA e por eventos observados em outras economias.
Na União Europeia, eventos como o Brexit e o déficit fiscal na Itália conspiram contra o euro. Entre os emergentes, outros eventos internos nas economias da Turquia e da Argentina também conspiram contra suas respectivas moedas. Isso explica porque o dólar está em seu ponto de maior valorização dos últimos 16 anos, conforme figura abaixo.
É interessante observar que a paridade do dólar frente ao real vem apresentando comportamento inverso ao observado frente às demais moedas desde meados de setembro. A moeda brasileira apreciou-se 11,9% perante o dólar entre 13 de setembro e o final da semana passada. Neste mesmo período, as moedas dos parceiros comerciais dos EUA se depreciaram 1,9% frente ao dólar. Ou seja, a moeda brasileira apreciou-se quase 15% frente as moedas dos parceiros comerciais dos EUA em termos nominais. Cabe avaliar a partir de agora se as expectativas favoráveis para a economia brasileira justificam tal apreciação.
GESTÃO
A semana começa com os olhos voltados para o segundo turno das eleições presidenciais brasileiras. Após a vitória do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, o mercado aguarda a definição da equipe econômica e medidas que serão tomadas para controle dos gastos públicos e redução do déficit fiscal. Entretanto, os movimentos observados na semana anterior foram de otimismo dos investidores locais e internacionais, ocasionando forte queda nos juros, dólar e elevação de 1,78% no Ibovespa no período.
Ainda no cenário local, tivemos a abertura da temporada de resultado das empresas. Grandes empresas como Ambev acabaram decepcionando em seu resultado (queda de 9,91% na semana), devido à forte entrada de concorrentes internacionais e o crescimento da concorrência local. Na outra ponta, temos o resultado da Localiza agradando os investidores (alta de 4,31%), devido ao crescimento de receita, aumento das margens e ampliação nos lucros.
Já no campo internacional, os investidores estão se mantendo apreensivos em relação a questões como o orçamento italiano, cujo governo se recusa a ceder na meta de déficit orçamentário, enquanto as autoridades da União Europeia pressionam por mudança. Além disso, as negociações do BREXIT e a temporada de resultados, tanto americana quanto europeia, acentuaram o mal humor global. Resultados abaixo do esperado e um menor apetite em relação ao risco acabou fazendo com que as principais bolsas internacionais encerrassem a semana no campo negativo.
Sobre a MAPFRE - No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.
A unidade MAPFRE Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional, totalizando hoje um volume superior a R$ 10 bilhões.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>