SP-PREVCOM atinge marca de R$ 1 bilhão e projeta expansão com novo plano e convênios de adesão
Entidade consolida patrimônio, supera meta de rentabilidade e prevê crescimento a partir de acordos de gestão firmados com estados e municípios
A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (SP-PREVCOM) fechou o mês de setembro com patrimônio de R$ 1 bilhão e rendimento acumulado de 7,76%. Este resultado corresponde a 161,34% da rentabilidade do CDI, que ficou em 4,81%, e suplantou os 7,20% da meta atuarial de IPCA mais 5%. No período analisado de 9 meses, os planos superaram também aplicações tradicionais como a poupança, que rendeu 3,47%.
O desempenho financeiro da Fundação, sustentado pela remuneração dos investimentos de longo prazo em títulos públicos, tem preservado sua solidez e a rentabilidade acumulada desde a abertura das inscrições em 2013 até setembro de 2018 confirma a consistência da política de investimentos adotada nos últimos 5 anos. O capital investido neste período rendeu 88,17%, percentual que se manteve acima dos 75,89% do CDI, dos 44,89% da poupança e da inflação de 38,77%.
A perspectiva nos próximos anos é de crescimento e a ampliação da área de atuação será um componente importante neste processo. Esta expansão avançou com a assinatura de convênio com o estado de Rondônia, em 19 de setembro, e ganhou novo impulso com a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar ao plano multipatrocinado PREVCOM MULTI e ao acordo assinado com o município de Birigui. A adesão mais recente foi firmada com a prefeitura de Santa Fé do Sul.
A instituição mantém negociações com outros entes federativos que pretendem implantar o regime de previdência complementar e agregar a experiência e a capacidade de gerencial da Fundação a seus projetos. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já firmaram protocolos de intenção. A cidade de Maceió, capital de Alagoas, e as prefeituras paulistas de Itapecerica da Serra, Jales, Ribeirão Preto, Santos, Rubinéia, Sertãozinho e São João da Boa Vista também formalizaram o interesse em aderir à entidade.
Educação financeira
A previdência complementar é a melhor solução para dar equilíbrio e sustentabilidade ao sistema previdenciário de estados e municípios. Para o servidor, a capacidade de administrar o próprio dinheiro é essencial para que possa atingir suas metas ao longo da carreira e, neste caso, o suporte de especialistas também é fundamental. Com este objetivo, a SP-PREVCOM fechou parceria com a DSOP Educação Financeira, organização que é referência neste segmento, para oferecer aos funcionários estaduais o apoio e ferramentas necessários para gerenciar suas finanças e contruir as reservas para uma aposentadoria tranquila.
A iniciativa integra o programa Conta Comigo, desenvolvido pela entidade para conscientizar e disseminar conceitos de planejamento financeiro entre os servidores para que possam se organizar de forma eficiente. Uma agenda de palestras e oficinas foi montada para levar aos funcionários -- participantes ou não da Fundação -- um conjunto de informações e métodos que os ajudem a encontrar as melhores alternativas para alcançar a independência financeira.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>