Logo
Imprimir esta página

Que mudanças os avanços tecnológicos causarão em nossos ambientes de trabalho, na saúde e no bem-estar dos indivíduos?

*Fábio do Prado

Vivemos em uma época pautada pelo ritmo acelerado dos avanços tecnológicos, por incertezas e complexos cenários. Novas formas de relacionamento, de comunicação e de produção ganham espaço no dia a dia da população. Indústria 4.0, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Big Data são alguns importantes elementos do mundo digital, altamente conectado, e que busca incessantemente responder aos anseios do presente e do futuro.

Esses avanços tecnológicos, especialmente os disruptivos, irão revolucionar a saúde das pessoas até 2050, quando o planeta deve alcançar a marca dos 10 bilhões de habitantes. Mas todas essas conexões e fluxos de informação impactarão significativamente o modo de vida dos seres humanos, o que nos leva a questionar quais serão as novas fronteiras da ética. Os incríveis avanços tecnológicos deverão ser usados somente para reparar doenças ou poderão "aperfeiçoar" a natureza humana?

As inovações científicas também afetarão o trabalho, que será dividido e segmentado em novas competências, especialidades e atribuições, com desdobramento nas relações trabalhistas e na dinâmica de oferta e demanda profissional. Neste campo, especialistas já discutem quais atividades e empregos teremos no futuro e quem mais se beneficiará ou se prejudicará com essas mudanças.

O que entendemos como bem-estar também deve mudar no futuro. Com o trabalho flexível - desenvolvido em qualquer lugar e a qualquer momento - e longevo, o lazer parcelado e contínuo, e o estudo permanente, será que a divisão trabalho-família e lazer ainda fará sentido? Ou será que o individualismo e a dispersão darão menor espaço ao convívio social?

As respostas para essas e outras questões que inundam nossa percepção do futuro virão de CEOs e presidentes de multinacionais, jornalistas e profissionais visionários, formadores de opinião, que estarão reunidos no Centro Universitário FEI nos dias 16, 17 e 18 de outubro durante a 3ª edição do Congresso de Inovação FEI – Megatendências 2050, que abordará o tema "Tecnologia para uma vida de qualidade além dos 100 anos – trabalho, saúde e bem-estar".

Voltado especialmente aos alunos e docentes da Instituição, o Congresso é uma das atividades que fazem parte da Plataforma de Inovação FEI, um projeto lançado em 2016 que tem como objetivo estimular e capacitar estudantes, professores e colaboradores para a gestão de processos inovadores e soluções de alto impacto para a sociedade.

O futuro que nos é apresentado, com toda essa tecnologia disruptiva, mudanças de comportamento, está nas mãos dos milhares de jovens que hoje ocupam as salas de aula de universidade do mundo todo, e é com estímulo, práticas pedagógicas e imersão nas tendências mundiais, que esse aluno terá o conhecimento e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da mente inovadora. O estudante não será mais um replicador de conceitos e conteúdos, mas sim o solucionador de problemas reais e protagonista do próprio desenvolvimento.

Neste contexto, nós, os educadores, temos a missão de inspirar, desenvolver as habilidades desses jovens e, sobretudo, orientar suas ações, para que possam elaborar e gerir projetos inovadores de alto impacto social e ambiental. Nossos jovens precisam ser preparados para que reconheçam seus espaços neste novo mercado de trabalho, que sejam agentes transformadores da sociedade e verdadeiros líderes. E não há liderança sem visão, sem ousadia e sem iniciativa. Bem-vindos aos propósitos de nosso congresso.

*Fábio do Prado é reitor do Centro Universitário FEI

Sobre Fábio do Prado

Bacharel e licenciado em Física, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fábio do Prado ingressou como docente no Centro Universitário FEI em 1990. De 1998 a 2001, foi chefe de Departamento de Física e, de 2002 a 2010, vice-reitor de Ensino e Pesquisa. Em 2010, assumiu a função de reitor da FEI. Em 2012 e 2013, Prado se especializou em liderança acadêmica por meio do programa para gestores Leading Catholic Universities in the 21st Century, orientado pela Leadership Foundation for Higher Education de Londres.

Além das atividades como reitor da FEI, o docente é vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e suplente do conselho fiscal da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC). O professor também é vice-presidente da Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL) e do Fórum de Reitores de Instituições de Ensino Superior Confiadas à Companhia de Jesus no Brasil (FORIES).

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto