Logo
Imprimir esta página

Automação cognitiva e robótica para transformar os negócios

Ingrid Imanishi

Com o ritmo acelerado de inovações tecnológicas, várias empresas tentam se transformar para acompanhar as mudanças e se preparar para o futuro. Numa perspectiva mais holística, algumas consultorias apontam que a inteligência artificial e a automação cognitiva terão cada vez mais um papel importante na geração de insights práticos para implantar essas transformações inevitáveis para a economia 4.0.

Recentemente, a consultoria Deloitte divulgou, em parceria com a NICE, o white paper “O futuro das operações – indo além da automação de processos”, em que apresenta caminhos para lidar com a mais recente onda cognitiva, destinada a aprimorar a automação robótica de processos, tanto na questão prática quanto estratégica.

Primeiro, houve a automação e, em seguida, a automatização de processos (RPA), que nos guiará a um novo patamar de eficiência. Segundo o documento, a tendência é que as empresas passem a dominar as soluções de Robotic and Cognitive Automation (R&CA) para que se mantenham relevantes e competitivas.

Na era do pós-consumidor, as pessoas desejam que as companhias identifiquem suas necessidades antes mesmo que elas apareçam. São intolerantes à burocracia e buscam mais fluidez e transparência nas interações. Nesse sentido, as empresas que quiserem conquistar este novo público, que tem muito mais a ver com a mudança de mindset do que com faixa etária, poderão investir em automação robótica e cognitiva para transformar dados em inteligência, permitindo que as marcas lidem melhor com o cliente ao longo de sua jornada.

Com os avanços contínuos das soluções de automação robótica, as corporações terão detalhes que poderão definir a melhor abordagem e a adoção de técnicas mais assertivas para que estejam na vanguarda da experiência do cliente.

Com o RPA ganhando força, as soluções de R&CA representam um passo adiante com a tecnologia cognitiva, que terá a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta-chave para integrar a automação robótica que temos hoje ao Robotic and Cognitive Automation (R&CA).

Além de IA, a automação cognitiva pode agregar novas funcionalidades, como a capacidade de “ler” e “escutar” por meio da detecção automatizada de dados e biometria de voz, garantindo mais agilidade e segurança durante a jornada. No caso do processamento de uma fatura, por exemplo, a robótica permite processar as informações, por meio do reconhecimento óptico de caracteres (OCR), e inserir os dados nos campos corretos de uma plataforma, liberando os profissionais das atividades repetitivas para atuar em funções mais estratégicas.

O white paper da Deloitte e da NICE aponta para um cenário amplo de oportunidades, com envolvimento crescente da área de negócios das empresas. Mais do que tecnologia, a automação cognitiva é uma decisão que passa também pela mudança de mindset do alto escalão da empresa, que precisa acreditar na tecnologia como parte do ecossistema de inovação, capaz de transformar os negócios. A automação robótica cognitiva é uma realidade, que certamente fará a diferença para as organizações que querem se preparar para o futuro.

(*) Ingrid Imanishi é consultora de soluções avançadas da NICE


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto