Logo
Imprimir esta página

Momento econômico, político e social exerce influência sob gestores de RH, segundo pesquisa

81% dos executivos de RH estão conscientes que esta é época de uma lenta retomada de investimentos, recheada de incertezas políticas, sociais, comportamentais, tecnológicas, econômicas e de negócio.

A pesquisa "Novo Mundo, Novo RH", executado pela DOM Strategy Partners com o apoio da ProPay S.A, realizada entre os meses de fevereiro e março de 2018 com 594 VPs e Diretores de RH das 1000 maiores empresas do Brasil, revela que para 78% dos entrevistados, a questão humana/profissional nas empresas deve receber menos investimentos do que o necessário.

O país sofreu uma recessão e saiu de uma forma tímida sempre cercado de impasses políticos. Frente ao importante momento atual que as empresas estão vivendo e um mercado de trabalho brasileiro vulnerável, 81% dos executivos de RH estão conscientes que esta é época de uma lenta retomada de investimentos, recheada de incertezas políticas, sociais, comportamentais, tecnológicas, econômicas e de negócio.

Para Ricardo Lopes, Diretor de Benefícios da ProPay S.A, cenários políticos e econômicos estáveis são mais propícios ao ambiente empresarial, uma vez que permitem uma visão de mais longo prazo. "Uma política macroeconômica em equilíbrio somada a um ambiente microeconômico moderno que incentive o espírito empreendedor, com certeza estimulam o empresário a novos investimentos incrementando as ações do RH na busca de novos talentos e competências, bem como no desenvolvimento contínuo da equipe", conta o diretor.

O cenário político, econômico e social que o país vive hoje interfere no ambiente corporativo e provoca mudanças na maneira em que às áreas são vistas e na forma que conduzem suas atividades. 59% dos entrevistados acreditam que o RH deve deixar de ser visto somente como área meio, aceleradora de resultados e sustentadora do presente (talentos, competências, clima). Essa área passará a ser vista e medida como produtora de valor sustentável e garantidora do futuro (sucessão, ativos, cultura) da Organização

"Uma área que cuida do capital intelectual que é o patrimônio mais valioso de uma empresa não pode ser considerada uma área meio. Hoje um líder de RH tem grandes desafios como a tomada de decisão com relação a demitir, contratar ou substituir, e com o nosso panorama político e econômico, o processo de tomada de decisão acaba sofrendo influências", explica o CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti.

64% dos entrevistados também acham que as mudanças nas estruturas da sociedade e as pressões sociais são fatores importantes que motivam as mudanças nas organizações. Além de transformações sociais e tecnológicas, 61% das pessoas ouvidas na pesquisa, acreditam que educação e autoeducação são elementos facilitadores das mudanças necessárias e desejáveis frente aos novos desafios impostos pelo mercado.

Sobre educação, o economista e professor Eduardo Giannetti, em palestra feita no HR Hub (evento realizado pela ProPay para líderes de RH e palco de lançamento da pesquisa) enfatizou a responsabilidade da área de RH em um processo importante como o de recrutamento. "Muitas vezes não é questão de testar o conhecimento específico que a pessoa tem, mas é saber se aquela pessoa tem disposição de aprender, se ela está empenhada em se aprimorar e quais são os traços de personalidade dela com relação ao conhecimento", comentou Giannetti.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto