Transformação digital e os desafios de lidar com a diversidade para ter sucesso no mercado moderno
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Wagner Ribeiro
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Cloud computing, mobilidade, realidade aumentada, IoT, big data, Machine Learning são alguns termos com que os empresários precisam estar antenados atualmente. Isso porque, mesmo com um cenário econômico e político instável, a transformação digital das empresas está a todo vapor no Brasil. E não é para menos. O mercado já percebeu que este é um ponto sensível e pode ser decisivo para o sucesso das organizações.
Segundo previsão do IDC, a transformação digital no Brasil deve crescer 5,8% em 2018, comparado com o ano anterior. Além disso, no segundo semestre de 2017, a Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações promoveu um debate público para elaborar a estratégia brasileira para a transformação digital. “Esta movimentação aponta a importância de os executivos pensarem na transformação digital quase como determinante para o crescimento no mercado atual”, diz Giovana Vieira, professora universitária e executiva.
De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Capgemini Brasil, as tecnologias estão sendo usadas pelas corporações para entender melhor o mercado e seus clientes. Dentre os entrevistados para o estudo, 63% afirmaram usar a internet de forma geral ou significativa para esse fim, 57% as redes sociais e 53% os serviços móveis, o que indica que a adoção de uma abordagem omnichannel tem sido importante para as estratégias de negócios.
“Com base em entrevistas realizadas com 150 executivos de alto nível (C-level) de empresas brasileiras de uma ampla gama de setores, incluindo varejo, bens de consumo, bancos e companhias de seguros, a pesquisa identificou que a pressão de novos entrantes no mercado, bem como os níveis de maturidade digital já existentes, afetam a velocidade da transformação digital dentro das organizações. Contudo, aqueles que superarem estes obstáculos, tornando-se mais maduros digitalmente, colherão resultados relevantes”, afirma Rodrigo Corumba, vice-presidente da Capgemini Brasil.
Outro ponto importante revelado pela pesquisa é o fato de que menos da metade das empresas empregam a análise de dados de forma significativa: 46% a adotaram para orientar o marketing de forma mais eficiente e 44% para otimizar os preços. Embora a tecnologia digital seja usada, principalmente, como uma ferramenta de comunicação com o cliente, ela ainda não é explorada em todo seu potencial de segmentação e personalização de conteúdo.
De acordo com Giovana Vieira, a transformação digital é um tema que deve, urgentemente, entrar para a agenda das organizações. “Hoje, os executivos precisam levar a discussão da transformação digital para as reuniões, com objetivo de discutir não só as mudanças estruturais e estratégias de ampliação dos negócios, mas também para planejar estrategicamente a mudança no mind setting dos colaboradores.
A reboque da transformação digital, também temos uma transformação no comportamento dos colaboradores e os executivos precisam estar abertos a isso. Questões como diversidade, perfis de tribos sociais, novas formas de se vestir, precisam ser consideradas com mais flexibilidade. “Trata-se de compreender os novos ambientes e formas de se trabalhar, e as empresas mais avançadas neste sentido estão colhendo bons resultados”, analisa Giovana.
“O grande desafio das corporações hoje é justamente superar os paradigmas tradicionais de trabalho e, com isso, aproveitar ao máximo os talentos de uma juventude hiperconectada e diversa, mas que é extremamente antenada com a transformação digital que estamos vivendo e da qual dependente o sucesso das nossas organizações”, conclui a executiva.
Sobre Giovana Vieira
Com uma carreira sólida de quase três décadas no mercado corporativo, Giovana Vieira é autora do livro “Ferramentas para Obter Sucesso no Comércio Eletrônico B2B”, mestra em gestão de negócios pela FIA (Fundação Instituto de Administração), da USP (Universidade de São Paulo), professora universitária e palestrante.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>