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Pesquisa realizada pela RME aponta que 37% das empreendedoras brasileiras começam seus negócios sem dinheiro

Levantamento faz parte do estudo "Empreendedoras e seus negócios 2018", que também avaliou questões como faturamento, representatividade e expectativas

Empreender no Brasil não é fácil e alguns números ajudam a explicar os riscos e as dificuldades quando segmentamos essa análise entre as mulheres empreendedoras.

Um dos principais dados desse universo surpreende: Apenas 3% das empreendedoras contaram com empréstimos bancários para começar seus negócios. A maior parte iniciou sem nenhum recurso (37%), recorreu a poupanças (17%) ou salário próprio (13%).

Essa realidade acaba de ser publicada pela Rede Mulher Empreendedora – RME, responsável pela pesquisa nacional “Empreendedoras e seus negócios 2018”, que em seu terceiro ano consecutivo contou com a participação de duas mil respondentes e com o apoio da Avon e do Instituto Rede Mulher Empreendedora.

Outro ponto de atenção encontrado no estudo refere-se às contas pessoais e jurídicas. 97% das respondentes possuem conta pessoal, mas apenas 43% possuem conta jurídica, o que gera a mistura de gastos pessoais com os de negócios, hábito prejudicial para a gestão da empresa.

Para Ana Fontes, fundadora da RME e Instituto RME, “é importante para o ecossistema empreendedor compreender os interesses das mulheres empreendedoras e as dificuldades que elas têm enfrentado na gestão de seus negócios, como, por exemplo, o acesso a crédito e o impacto da relação entre as PMEs e grandes empresas”.

Produtos bancários

Quando as empreendedoras administram o negócio pelo conta física, o cartão de débito é o principal meio para quitar os gastos da empresa, com 68% de incidência, seguido pelo cartão de crédito (57%) e cheque especial (19%). Em apenas 13% das vezes as empreendedoras recorrem a empréstimos bancários.

Já quando consideramos o uso da conta jurídica, são poucas as linhas de crédito disponíveis. A grande maioria não possui: 42% a 74%, a variar de acordo com o tipo de produto. Entre as que possuem, as mais utilizadas são cheque especial (19%), capital de giro (23%), financiamento (20%) e rotativo no cartão de crédito (12%).

Empréstimos

Segundo análise dos resultados da pesquisa, a empreendedora não considera empréstimos como um investimento na fase inicial do negócio: 59% não solicita por medo de fazer dívidas; 14% não solicita por falta de necessidade; e 14% não o faz por pensar que o banco não irá conceder o empréstimo.

Conforme o empreendimento evolui, ela passa a considerar o empréstimo, para dívidas ou investimentos. Entre as donas de negócios consolidados, 51% já solicitou empréstimos nos últimos 5 anos.

Informações técnicas

Pesquisa quantitativa online de abrangência nacional, o estudo Empreendedores e Seus Negócios” foi realizado a partir de questionário de autopreenchimento com 63 perguntas, aberto entre 21 de junho e 12 de agosto de 2018. A coordenação geral da pesquisa foi feita pela RME, a coleta de dados feita pela Qualibest, análise e estratégia do estudo ficou a cargo da especialista Patricia Kouzmine da KZM Research.


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