Logo
Imprimir esta página

Não recolher imposto declarado é crime?

O contribuinte que declara o ICMS devido pela empresa, mas não faz o pagamento comete crime de sonegação fiscal. Este entendimento foi firmado recentemente pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, pelo ministro Rogério Schietti. Esta decisão uniformizou o entendimento do STJ sobre a questão, sendo de grande impacto sobre os sócios e administradores de empresas que discutem o pagamento de tributo, seja na esfera administrativa ou judicial.

Assim, a prática da empresa de não pagar os valores declarados do tributo, depois de repassá-los aos clientes, ou seja, o comerciante cobra do consumidor, mas não repassa estes valores aos cofres públicos, foi considerada apropriação indébita tributária, prevista como crime no artigo 2º, inciso II, da Lei nº 8.137/90, com pena de seis meses a dois anos, além de multa. O dispositivo determina que configura crime à ordem tributária deixar de recolher tributo no prazo legal.

Esta responsabilização acontece a partir do momento em que o contribuinte deixa de recolher o tributo, mesmo que ele o tenha declarado.

Ocorre que há quem entenda que se trata apenas de inadimplência fiscal e não crime, uma vez que não haveria dolo de apropriação do tributo devido, já que todas as informações para o Fisco foram fornecidas.

Com esta decisão, o Ministério Público poderá oferecer denúncia sempre que tiver um processo administrativo ou judicial ainda em andamento. E se o processo penal for mais célere que o tributário, o contribuinte pode ser condenado criminalmente e posteriormente, caso o juiz da área tributária entender que o tributo não era devido? Como ficará este contribuinte?

Esta decisão proferida pelo e. STJ fere o direito de defesa, por não haver ainda a constituição do crédito tributário. Ademais, fará com que os contribuintes fiquem receosos de irem a juízo discutir uma cobrança porque poderão ser responsabilizados penalmente.

Na verdade, a sonegação sempre foi considerada crime contra a ordem tributária, por envolver intenção de fraudar. Mas para considerar a falta de recolhimento como crime depende da ocorrência de dolo, não basta apenas deixar de pagar.

Existem inclusive precedentes do STF contrários a meios coercitivos ou desproporcionais para o pagamento de impostos. Assim, a decisão, é polêmica e ainda deve gerar muita discussão, uma vez que é difícil saber e comprovar que o contribuinte teve ou não intenção de pagar.

Sabrina Bernardi Pauli, advogada OAB/SC 16.031, colaboradora do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto