Logo
Imprimir esta página

As notícias falsas, também conhecidas como fake news no período eleitoral

As chamadas fake news, ou seja, as notícias falsas espalhadas nas redes sociais se tornaram uma epidemia no mundo inteiro. Elas fazem parte de uma nova modalidade de guerra informativa, principalmente neste momento que antecedem eleições. O Brasil aparece agora como um perfeito campo de batalha, no qual as fake news, que já estão contaminando o debate político no país há algum tempo, podem ter um papel decisivo. Os elementos são fartos em um pais muito ativo nas redes sociais.

Existe enorme probabilidade de você se deparar com um conteúdo falso na internet enquanto navega normalmente ou quem sabe por meio de grupos de whatsapp. O fato de as notícias falsas terem uma geração de escala relevante – atingindo um número de pessoas elevado em um curto período – favorece sua proliferação.

Uma característica marcante das fake news no Brasil é o apelo a temas populares. Além disso, os hackers adotam uma redação apelativa e até sensacionalista, com o objetivo de causar a indignação do leitor e, como reflexo, compartilhamento do dado. O criminoso ataca uma das características mais comuns ao mundo digital, que é a socialização. Ao identificar uma notícia polêmica, muitas vezes o mecanismo de defesa do internauta é compartilhá-la, sem se dar conta de que, na verdade, está contribuindo para que mais pessoas acreditem em algo que não é verídico.

As fake news têm grande poder de manipular e influenciar a opinião pública ao fazer a população crer em algo não verdadeiro. Com a aproximação de grandes eventos, percebe-se crescimento significativamente nessa prática.

Notícias mentirosas, calúnias, todo tipo de discurso de ódio ou até mesmo piadas e falsificações sempre estiveram presentes na vida política do país. Mas como agora estamos falando da mentira sendo repassadas em uma escala industrial, as notícias falsas podem interferir nos processos decisórios de uma sociedade democrática. O fato de existir uma indústria que remunera aqueles que conseguem mais cliques, likes, audiência, engajamento e replicação em conteúdos agrava o cenário, pois torna a produção em escala de fake news um bom negócio. Portanto não deixem-se enganar por falsa notícias, procure verificar a fonte sempre, antes de passa-la adiante.

Henrique Augusto Silva Conti – Bacharel em Direito – Colaborador do escritório de advocacia Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto