Logo
Imprimir esta página

No Dia do Cliente (15/9), Sebrae Minas destaca a importância das estratégias de fidelização

Ter o cliente como centro das decisões é fundamental para garantir o sucesso de qualquer empreendimento

Tão importante quanto o modelo de vendas e o conhecimento de mercado, o atendimento ao cliente é fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Na semana em que se comemora o Dia do Cliente, 15 de setembro, o Sebrae Minas destaca ações para uma estratégia de atuação centrada nesse que é a razão de ser de qualquer negócio.

A fidelização do cliente é um objetivo que deve orientar toda empresa que pretende se manter no mercado de forma competitiva. É bom lembrar que cliente satisfeito pode se tornar um embaixador da marca. “Uma carteira de clientes fiéis tende a valorizar a empresa, sem contar que conquistar clientes novos custa muito mais caro do que manter os atuais”, justifica a analista do Sebrae Minas Paula Bento.

No trabalho de fidelização, vale ficar atento a algumas dicas:

• Procure sempre inovar ou proporcionar um atendimento personalizado ao cliente, resgatando velhos hábitos, como chamá-los pelo nome, entender a sua necessidade e alinhar expectativas entre o que buscam e o que realmente compram.

• Feche parcerias com fornecedores e/ou outros comerciantes e crie ações conjuntas para agregar valor ao seu produto ou serviço, proporcionando ao cliente uma experiência de consumo inesquecível.

• Dê tratamento vip: invista em ações de relacionamento, como a disponibilidade de fotos de produtos exclusivos enviadas para o WhatsApp, cartão de aniversário, cupons de desconto, clube de fidelidade, mimos ou brindes, de acordo com o retorno que ele traz para a sua empresa.

• Conheça seu cliente: entenda a maneira como os clientes querem ser tratados e atendidos.

• Use sua rede de contatos a favor de seu negócio: estamos na era do relacionamento e da recomendação. Manter um bom relacionamento com seu cliente pelo Instagram, Facebook, Whatsapp e LinkedIn é essencial.

• Personalize as experiências: todo cliente é único e gosta de ser valorizado. Por isso, personalize produtos, entrega, atendimento, pós-venda e experiências.

• Foque o cliente certo: quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles buscam? O que eles esperam dos seus produtos ou serviços? Saber responder a essas perguntas é fundamental para direcionar sua estratégia de negócio.

Para os empreendedores que desejam melhorar o atendimento ao cliente, o Sebrae Minas disponibiliza em seu site cartilhas e manuais gratuitos para download. A instituição também oferece cursos, palestras e consultorias sobre o assunto em seus pontos de atendimento espalhados pelo estado. Informações: 0800 570 0800.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto