Especialista defende mudanças para que o consumidor possa ter informações mais completas e possa fazer as escolhas com consciência
As discussões em torno dos rótulos dos alimentos estão em andamento desde 2014 e visam definir um modelo de rotulagem que seja mais adequado para facilitar o entendimento das informações nutricionais de cada produto. Esse assunto tramita na esfera pública e estima-se que ele seja definido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA até o final do ano.
Diante desse desafio, a Rede Rotulagem, formada por entidades ligadas ao setor produtivo de alimentos e bebidas, defende a adoção de um modelo que ofereça ao consumidor os elementos básicos de que necessita para fazer escolhas alimentares com autonomia e consciência, de acordo com suas características e preferências individuais.
Com esse objetivo, a Rede Rotulagem propõe um modelo no qual as informações nutricionais são apresentadas na parte frontal das embalagens, de forma clara e objetiva, com destaque para as quantidades de açúcares, gordura saturada e sódio indicadas com base na porção usualmente consumida e na porcentagem relativa a uma dieta diária de 2.000 kcal.
Nesse modelo, as informações sobre os nutrientes são reforçadas pelas legendas ALTO, MÉDIO ou BAIXO em letras maiúsculas e a utilização de cores (vermelho, amarelo ou verde) aplicadas sobre fundo branco, para facilitar a legibilidade e a compreensão das informações.
Além da rotulagem frontal, a indústria de alimentos e bebidas propõe uma nova tabela nutricional, com letras maiores e recursos de legibilidade.
Neste contexto, a nutricionista Vanderli Marchiori está à disposição para conceder entrevistas e esclarecer qualquer dúvida relacionada à questão da rotulagem no Brasil.
Sobre a Rede Rotulagem
A Rede Rotulagem é um movimento formado por 22 entidades ligadas ao setor produtivo de alimentos e bebidas que defende a adoção de um modelo de rotulagem nutricional didático que informe o consumidor e contribua para sua educação alimentar na direção de uma dieta mais saudável e equilibrada. Desde o início do processo de revisão das normas da rotulagem nutricional no Brasil, o grupo desenvolveu, com o apoio de entidades, núcleos acadêmicos e especialistas de diversas áreas, estudos e subsídios essenciais para que a solução a ser adotada no País considere em profundidade os impactos regulatórios e seja baseada em evidências técnicas e científicas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>