Até onde é possível automatizar as vendas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Bruno Lino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O crescimento do mercado de automação de vendas faz as empresas se questionarem até onde elas podem confiar nos robôs nos processos de seu trabalho. Veja dicas para saber até onde é possível automatizar as vendas a depender do seu modelo de negócio.
Nos últimos anos, um dos assuntos mais falados nas rodas de marketing e vendas foi a automação. Tanto pelo surgimento de players nacionais, quanto da vinda de players gringos, a automação de vendas é hoje um grande mercado que oferece soluções utilizadas por milhares de empresas.
Mas falar sobre este assunto não é uma tarefa fácil. Isso porque cada negócio é único e o que pode funcionar bem para um, pode ser um fiasco para outros. Há uma coisa, no entanto, que todos eles têm em comum: quanto mais no início do processo comercial, mais fácil é automatizar, pois é nas primeiras etapas que se concentra o maior volume de atividades de baixo valor, muitas delas manuais e repetitivas.
Na medida que o negócio avança nas etapas, o volume de atividades diminui e o valor individual aumenta. É onde o fator humano faz mais diferença e é preciso saber a hora de tirar a máquina de cena. O momento ideal da transição vai depender do modelo de negócio na empresa. Quanto menor o custo da solução, maior o índice de automação, ao passo que quanto mais cara a solução, maior a necessidade de interação humana.
Automação de vendas em empresas No-touch
Empresas que oferecem produtos ou serviços com baixo valor de compra, entre R$ 2,00 e R$ 50,00 mensais por item, podem automatizar todo o processo a ponto de torná-lo self-sevice, pois para garantir uma boa receita neste modelo de negócio é necessário contactar muitos leads e fazer muitas vendas. A automação desse trabalho possibilita o cliente encontrar todas as informações que precisa para tomar a decisão de compra e conseguir usar por conta própria.
Automação de vendas em empresas Low-touch
Quando o tipo de solução oferecido pela empresa apresenta um investimento um pouco maior para o cliente, algo entre R$ 50,00 e R$ 250,00, é válido tentar automatizar a maior parte do processo, mas não deixar de disponibilizar profissionais que ajudem o cliente a tirar dúvidas que podem impedi-lo de realizar a compra. Ter um ser humano no processo pode ajudar a converter mais clientes que o concorrente, caso esse invista apenas em automação.
Automação de vendas em empresas High-touch
Empresas que oferecem produtos mais caros, entre R$ 300,00 e R$ 2.000, precisam investir mais no atendimento humano para o trabalho de relacionamento e convencimento do cliente. Mas, ainda assim, a automação pode ser uma grande aliada na otimização do tempo e produtividade do vendedor. Nesses casos é válido deixar as atividades de baixo valor, como a busca de contatos e envio de e-mails frios, nas mãos dos robôs. Isso vai ajudar a empresa a gerar mais leads e enviar um contato mais detalhado para o profissional de venda.
Automação de vendas em empresas Field-sales
Negócios mais tradicionais, como empresas de serviços e/ou sistemas complexos, têm uma maior dificuldade para automatizar processos. A diversidade de decisões envolvidas e o valor do contrato, geralmente superior a R$ 2.000 mensais, pedem algumas reuniões presenciais para definir escopo, desenhar a solução, discutir valores e condições. Na maioria dos casos até mesmo a geração de leads é dificultada, pois, mesmo aqueles que entraram em contato proativamente com a empresa precisam passar por um processo humano de verificação e triagem antes de enviar um consultor para uma reunião, o que implica em gastos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>