Employer Branding também tem ROI. Como calcular?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Rennie Paro
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*Por Juliana Maffia
ROI! Essa palavrinha nunca fez tanto sentido em toda e qualquer área das empresas. Não importa o segmento, localização ou tamanho. O Return On Investiment, ou simplesmente, Retorno sobre o que colocamos de “grana” em uma determinada ação, tem chamado a atenção e sido cobrado por gestores em todo o país.
Comprovar o ROI na área de Talent Acquisition tem se tornado um desafio constante para profissionais de Recursos Humanos. Mas, antes de entrarmos definitivamente em como calculá-lo, vale lembrar o conceito de Employer Branding, que nada mais é que uma estratégia que consiste em promover a imagem das empresas para atrair e manter grandes profissionais interessados e motivados em trabalhar nelas.
Diante disso, é necessário entender que toda ação desempenhada com o objetivo de promover sua marca como uma das melhores empregadoras precisa ter um indicador claro apontando se seus objetivos foram (ou não) atingidos. Aqui entra o ROI.
Para explicar melhor, vou dar um exemplo. Imagine que uma empresa faz um investimento de R$ 15 mil para participar de uma feira estudantil com o objetivo de se aproximar de jovens talentos para seu programa de estágio. Porém, ao abrir o programa, apenas 5 estudantes se inscreveram. Colocando na ponta do lápis, isso significa que cada um deles custou R$3 mil. Um valor absurdamente alto. Porém, se por outro lado, essa mesma empresa tivesse investido R$15 mil e atraído 60 mil estudantes, seu retorno teria sido de 3, ou seja, 3 vezes o retorno sobre o investimento.
Para calcular o ROI em ações de employer branding não há muito segredo e é um conceito aplicado, sempre com muito sucesso, na área de marketing. Basta subtrair o investimento inicial do ganho objetivo e dividir pelo investimento inicial.
Ex: ROI = (60.000 – 15.000)/ 15.000
Muitos gestores de RH ainda não aplicam o ROI sobre suas ações de atração de talentos, mas é preciso entender a real importância desses dados. Somente assim sua área de Talent Acquisition se tornará estratégica e mais assertiva.
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