Logo
Imprimir esta página

Saiba quais são as tendências para a área logística no segundo semestre

Marcelo Florio, diretor da Intecom Logística, aborda alguns dos fatores que devem impactar esse segmento de mercado, fundamental para a elevação da rentabilidade

Custos cada vez mais elevados pressionam empresas de todo o País a buscarem otimização das operações e maior competitividade. De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os custos logísticos chegam a 12,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito empresarial, esse gasto pode representar 7,6% da receita líquida, considerando transporte, armazenagem e distribuição, o que requer atenção dos gestores.

E por conta desse cenário a área de armazenagem e distribuição, que impacta diretamente nos resultados finais das empresas, fica cada vez mais em evidência. A integração logística, portanto, é fundamental para a melhoria da eficiência operacional.

Uma das dificuldades do segundo semestre, segundo o diretor da Intecom Logística, Marcelo Florio, está relacionada à justamente pautar o preço para a atividade de transportes. Lembrando que, com a greve dos caminhoneiros – paralisação que durou 11 dias, causando desabastecimento e reflexos em diversos setores da economia –, o mercado de transportes ainda encontra desafios para o entendimento relacionado à tabela de fretes mínimos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a precificação da atividade de transportes.

Pensando neste contexto, o diretor da Intecom Logística pontua algumas das ferramentas tecnológicas e cenários que podem impactar esse segmento de mercado no segundo semestre deste ano. Confira:

Tecnologias

De acordo com Florio, algumas tecnologias que automatizam os processos, auxiliam no ganho de eficiência operacional e facilitam o acompanhamento da operação logística, devem ser demandadas pelo segmento no segundo semestre, devido a necessidade de aumentar a eficiência operacional. São elas:

Roteirizador de entrega

“Ao criar rotas inteligentes, fazendo a gestão da operação em campo, um roteirizador de entregas tem papel preponderante na redução do custo do transporte, na medida em que auxilia na consolidação e definição de melhor trajeto para entrega, a partir de muitas variáveis”, explica Florio. O roteirizador analisa peso, volume, restrições de trânsito, entre outros fatores para o melhor planejamento da distribuição. Por isso, essa tecnologia é fundamental para o planejamento de entregas e deve ser bem utilizada pelo segmento logístico ainda em 2018.

Simuladores de produtividade

Para operações dentro de armazéns e centros de distribuição, outra ferramenta ganha cada vez mais adeptos, de acordo com o especialista da Intecom Logística: os simuladores de produtividade. Essa tecnologia, quando alinhada a um bom Warehouse Management System (WMS), auxilia de forma eficaz na melhoria da produtividade de separação, conferência, rotas de abastecimento e ressuprimento de pickings (separação e preparação de pedidos). “O objetivo, com o uso dessa ferramenta, é trabalhar com o menor tempo e melhor movimento dos materiais dentro do Centro de Distribuição”, ressalta.

Mercado

De acordo com o especialista, a necessidade por serviços logísticos qualificados não será proveniente de segmentos específicos. Produtos com menor valor agregado, por exemplo, possuem também menores margens de comercialização. Desta forma, ter uma logística adequada e com custos competitivos é fator de sobrevivência e perenidade nos negócios para empresas dos mais diversos portes.

Esse cenário é positivo para integradores logísticos, assim como a Intecom, que atuam com a visão focada no todo e não apenas nas partes. “Nossos Centros de Distribuição são multiclientes. Buscamos sempre a melhor relação de custo x benefício para toda a operação. Por isso, a integração logística será fator fundamental”, analisa Marcelo Florio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto