5 dicas de empreendedorismo de Ricardo Weder, Presidente Global da Cabify
Para o executivo, "o Brasil é um país enorme e incrível para empreendedores tentarem fazer coisas novos e novos negócios"
Segundo levantamento do Sebrae, em 2016 o Brasil tinha quase 50 milhões de empreendedores. Outro dado interessante vem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, que aponta que o número de trabalhadores autônomos com CNPJ chegou a 4,244 milhões de pessoas em 2016. São dados que mostram a força empreendedora do País e como o brasileiro tem se reinventado mesmo em momentos de crise.
Aliado a isso, há a nova economia, a chamada "economia criativa" que, segundo dados recentes, movimentou mais de R$ 150 milhões em 2016 e cresceu mais de 70% em 10 anos. São empresas e atividades nas quais a criatividade e o capital intelectual são a matéria-prima para o desenvolvimento de novos produtos e oferta de bens e serviços.
Para Ricardo Weder, Presidente Global da Cabify, o "boom" do empreendedorismo e da economia criativa no Brasil tem motivo: "o Brasil é um país enorme e incrível para empreendedores tentarem fazer coisas novos e novos negócios". Pensando nisso, listamos 5 dicas do Presidente da Cabify para os empreendedores brasileiros.
É importante encontrar sua paixão e fazer o que gosta
Para que algo dê certo e prospere é preciso haver paixão. É preciso encontrar o que se gosta de fazer e entender qual o propósito que te motiva. Só assim o empreendedor vai levantar da cama, logo cedo, pensando no que fazer para melhorar o mundo e como sua empresa vai ajudar nisso, apesar de todos os desafios que muitas vezes podem parecer insuperáveis.
Sacrifícios são necessários e as apostas estão contra você
Tenha foco! Tudo está contra você e sacrifícios são necessários. O que você está disposto a sacrificar para que seu negócio dê certo? A vida do empreendedor não é fácil, por isso, saiba lidar com o stress e com as adversidades - que serão muitas - e tenha sempre a mente aberta para trabalhar com as mais diferentes situações. Se um resultado for negativo, entenda o motivo rapidamente, transforme em aprendizado e até mesmo em um diferencial.
A solução proposta deve inovar e valer a pena para o mercado e pessoas
Sua empresa deve oferecer uma solução ou produto que faça diferença no mercado e, principalmente, para as pessoas. É preciso que a solução agregue valor para o dia a dia das pessoas, só assim ela realmente se tornará uma inovação. Talvez, o consumidor ainda não saiba que a vida pode ser simplificada por uma ideia inovadora, mas entenda como se comunicar com ele e poderá ter um usuário e fã. A Cabify, por exemplo, busca melhorar a mobilidade urbana e temos políticas rigorosas para garantir isso aos usuários e aos motoristas parceiros. Hoje, eles reconhecem isso e entendem o valor agregado em nosso serviço.
O Brasil é a terra das oportunidades, mas tem as características próprias. É preciso ter atenção
O Brasil é um país enorme e incrível para empreendedores que buscam fazer coisas novas e soluções inovadoras. O brasileiro é receptível e gosta muito de testar novidades, principalmente inovações tecnológicas, por isso, é mais simples conquistar consumidores/usuários. No entanto, diferente de outros países da América Latina, a grande dificuldade no Brasil é reter o consumidor, fazer com que ele se torne um cliente recorrente. Se a qualidade é seu diferencial, será que deve entrar em uma guerra de preços e investir apenas em descontos? Será que a experiência não deve ser privilegiada?
Motivação x Dinheiro? Foco na motivação!
Quando estiver pensando que tipo de empresa abrir e colocar na balança aquilo que você gosta e deseja (a motivação) contra recursos financeiros em curto prazo, opte pela motivação, sempre. É importante pensar a longo prazo e natural que o empreender busque ansiosamente recursos financeiros para tracionar o negócio. Entretanto, ele não pode deixar de construir um negócio com base sólida, trabalhando pensando no futuro da mesma, que é o que realmente importa.
Sobre a Cabify
A Cabify é uma plataforma de tecnologia para mobilidade, que conecta usuários e empresas por meio de soluções de transporte que melhor atendam as necessidades da população. Criou um modelo de mobilidade como serviço (MaaS) adaptado às condições específicas das 38 cidades em que atua na América Latina, Espanha e Portugal. Seu principal objetivo é transformar as cidades em um melhor lugar para viver. Para isso, procura descongestionar as ruas, ao oferecer por meio da tecnologia, uma alternativa de mobilidade segura e de qualidade, ao desencorajar o uso do carro privado e melhorar a eficiência e a sustentabilidade das cidades.
Fundada em Madrid (Espanha) no ano de 2011, a Cabify expandiu para a América Latina depois de poucos meses do início da operação. Está presente no Brasil desde junho de 2016 com operação em 8 cidades - Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e São Paulo (SP). Entre as categorias de serviços de mobilidade que oferece se encontram a Cabify Empresa, Cabify Lite e Cabifly. A Cabify se destaca no setor por apostar em profissionais locais, gerando empregos de alto valor em uma indústria que está sendo transformada pela tecnologia e pela inovação. Atualmente, a empresa conta com mais de 1000 colaboradores diretos e oferece oportunidade de renda a centenas de milhares de motoristas parceiros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>