Arquitetura como Ferramenta para Melhorar as Relações de Trabalho
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Benedita Comunicação
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Em um momento onde se discute a humanização das relações e a qualidade de vida, a arquitetura surge como grande aliada nesse processo. No ambiente corporativo, por exemplo, onde as pessoas geralmente passam a maior parte do tempo, um projeto arquitetônico pode potencializar as relações de trabalho ao entender melhor as emoções de quem faz parte desse cenário.
Pensando nisso, o arquiteto Jr Piacesi, à frente do escritório Piacesi Arquitetos Associados, traz pela primeira vez para a Casa Cor Minas, que acontece entre 7 de agosto e 16 de setembro em Belo Horizonte, um projeto com soluções descomplicadas e muita criatividade. Ele assina o espaço Corporativo, que conta com dois pilares: a neuroarquitetura - ciência que estuda o impacto dos ambientes no cérebro e no comportamento humano - e a biofilia - movimento que busca reconectar as pessoas com a natureza.
O resultado é um escritório coworking que propicia a sensação de bem estar e descontração, no qual a mente se sente livre para inovar e compartilhar ideias. "Os espaços corporativos não podem ser engessados. Nosso projeto coloca as pessoas em primeiro plano. Ele foi criado de forma a pensar como vamos nos apropriar daquele ambiente", explica o arquiteto.
Em uma área de 70m², Piacesi priorizou a distribuição interna e a funcionalidade dos ambientes, de forma a humanizá-los. Para isso incluiu elementos aconchegantes, como o jardim suspenso sobre a bancada em mármore na recepção. "Estudos relacionados à biofilia apontam que a proximidade da natureza, reforçada com a presença de plantas no local de trabalho, tem efeito na concentração durante a jornada do dia a dia", elucida.
O projeto oferece ítens de conforto, como o computador sustentado por um braço articulado que deixa toda a extensão da mesa livre, o sofá em verde lavado e cortinas automatizadas em veludo preto fosco, dispostas em curva, que imprimem fluidez e agregam a função de integrar ou dividir os ambientes.
O espaço de trabalho traz prateleiras de fora a fora que evocam a sensação de lar, além de uma linha especial de mobiliário suíço da marca Vitra, assinada pelo arquiteto francês Jean Prouvé. Já a sala de reunião conta com mesa redonda para oito lugares, no mesmo material da recepção, porém com acabamento diferente. Para dar um ar de bossa nova, foram utilizadas cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues e mobiliário da São Romão. A cortina de voal branca, com sistema automatizado para abertura e fechamento, proporciona momentos de privacidade para atendimento a clientes.
Uma proposta que quebra com o layout segmentado e rígido das paredes e apresenta um espaço integrado, no qual o nível hierárquico é trabalhado de forma linear. “Esse é um novo conceito para empresa, que leva um olhar mais humano para o espaço e para o usuário. Um olhar que potencializa o cuidado”, finaliza Piacesi.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>