Susep tem olhar para inovação, mas analisa cada passo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Revista Cobertura
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
“Estamos em um mercado altamente regulador, que tem regras. Então, claro, precisamos rever algumas delas, mas precisamos entender que estamos tratando de proteção. É uma ação disruptível, mas com responsabilidade”, comenta Joaquim Mendanha, que ainda completa: “Queremos discutir qual o caminho para contribuir com produtos e serviços e estamos abertos para isso, sabemos da importância que a tecnologia tem hoje”.
Jorge Nasser, diretor presidente da Bradesco Vida e Previdência, concordou que a regulamentação é fundamental neste cenário de inovação, principalmente em três áreas. “Em conveniência, segurança e sustentabilidade. Sobre conveniência, remetemos ao consumo, na questão de segurança falamos de tecnologia, propriamente dito, e quando falamos de sustentabilidade falamos de regulação e a importância de investir em inovação, mas com responsabilidade”, pontua.
O superintendente da Susep também falou das oportunidades, riscos e desafios do setor de seguros diante da inovação. “O primeiro desafio é a disseminação do seguro. Temos trabalhado no desenvolvimento da cultura do seguro no país e a partir de janeiro, desenvolveremos ações para levar esclarecimentos à sociedade. Além disso, temos que ter melhoria da condição de consumo do seguro, com mecanismos que possam contribuir para a diminuição de custos de produtos”.
Ele também reforçou que é preciso dar acessibilidade ao seguro. “Temos de oferecer o acesso de forma rápida, clara e fácil, sem esquecer que o Brasil é um país continental, onde hoje a distribuição é feita pelo corretor de seguros, que é responsável pelo crescimento do seguro no país. Com a inovação, ele terá que usar outras ferramentas para aumentar seu contato com o futuro segurado”.
Em relação aos desafios, Mendanha disse que é necessário pensar na solvência das companhias. “O consumidor precisa ter a solidez para saber o que está comprando, tendo segurança a longo prazo”. Outro desafio, segundo ele, é a questão da desburocratização, que está diretamente ligada ao ambiente online. “É impossível dizer que sem inovação é possível avançar”.
O palestrante de Portugal, José Figueiredo, presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), enfatizou que é importante pensar no papel que a seguradora tem no desenvolvimento do mercado, produzindo emprego direto e indireto. “Atualmente, o principal desafio é a supervisão financeira, garantindo o equilíbrio entre a estabilidade financeira e a proteção dos consumidores. Tudo é um conjunto de oportunidades, como produtos mais flexíveis e adequados para o dia a dia, meios de distribuição de produtos de seguros mais simples, rápidas e práticas, novos produtos adaptados à era de digitalização e maior eficiência através do aumento da automatização de alguns componentes do processo de negócio”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>