Logo
Imprimir esta página

O papel da odontologia suplementar para a saúde bucal no Brasil

Você já deve ter escutado que a saúde começa pela boca, o que é justificável ao entendermos que a ausência de cuidados simples e diários pode acarretar uma série de danos irreversíveis. Cárie, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro ainda são alguns dos problemas mais comuns relatados nos consultórios odontológicos. As infecções bacterianas da boca podem, ainda, causar outras complicações na saúde e terem relação até com doenças no coração, como a periodontite cardíaca.

O fato é que esses cuidados já estão sendo colocados em prática, pois a saúde bucal no Brasil deu um salto qualitativo nas últimas décadas. Principalmente no que diz respeito à prevenção. Analisando o índice CPO-D (sigla para dentes cariados, perdidos ou obturados), que avalia a prevalência da cárie dentária em diversos países, o Brasil em 2010 teve o índice de 2,1, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como ideal um valor médio menor do que 1,1.

Embora não tenhamos alcançado o recomendável, o Brasil entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie. Em comparação com o ano de 2003, tivemos uma redução expressiva de 25%, quando o índice era de 2,8. O maior acesso da população aos serviços odontológicos e o aumento das ações de promoção e de prevenção em saúde bucal têm sido os principais fatores para essas mudanças.

Neste contexto, o papel da odontologia suplementar é um fator decisivo à melhoria e acesso da saúde bucal pela população. A importância do setor vai além da relação custo x benefício, uma vez que oferece atendimento em todo território nacional, por meio da capilaridade das operadoras com seus prestadores. Ou seja, todos os planos odontológicos e redes credenciadas preveem a cobertura de consultas regulares ao cirurgião-dentista e de tratamentos preventivos relacionados à atenção primária.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aproximadamente 400 operadoras exclusivamente odontológicas beneficiam cerca de 23 milhões de pessoas no Brasil. Neste cenário, compomos mais de 50% do mercado da odontologia suplementar, o que representa cerca de 12% da população brasileira.

A prevenção pode ser entendida como o primeiro nível de atenção dos sistemas assistenciais voltada à promoção da saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção. Ela ganha cada vez mais importância para os planos odontológicos, sendo fundamental compreender que a prevenção só ocorre quando há conscientização, tornando-se um instrumento de transformação social.

Ações simples no que diz respeito a higienização oral diminuem a possibilidade de sérias doenças bucais. A ANS, inclusive, impõe a cobertura de todos os procedimentos odontológicos de atenção primária como obrigatórios pelos planos, entre eles destacam-se: a consulta inicial e controle de placa bacteriana.

É evidente que a odontologia suplementar e suas redes credenciadas ainda têm muito a crescer e precisa fortalecer o seu papel social, por meio de informações e serviços relevantes, que facilitem o acesso à saúde bucal.

O Sinog, como representante legítimo das operadoras de odontologia de grupo, compreende que o crescimento e fortalecimento das operadoras odontológicas estão intrinsecamente atrelados ao seu papel social em promover acesso de qualidade à saúde bucal para a população. Neste contexto, temos um mercado muito promissor, visto que há aproximadamente 208 milhões de pessoas no Brasil e, em algum momento, elas necessitarão dos serviços de um cirurgião-dentista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto