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Devedores têm usado soluções alternativas para quitar dívidas sem precisar recorrer a empréstimos

Consumidores são beneficiados com soluções que têm custos reduzidos nas operações, facilidade no parcelamento e atendimento on line

““Se a conta tem código de barras, a gente resolve"

Levantamento do SPC Brasil e da CNDL aponta que o país encerrou o primeiro semestre de 2018 com aproximadamente 63,6 milhões de pessoas com contas em atraso e registradas em cadastros de devedores. No mês de junho, as dívidas bancárias como cheque especial, financiamentos e empréstimos, foram as que apresentaram maior alta. Ainda segundo indicadores recentes das entidades, 16% dos consumidores inadimplentes buscaram o empréstimo para negativados como alternativa para pagar contas em atraso.

Embora seja bastante popular, o empréstimo para negativados pode não ser a solução para alguns casos. De acordo com a pesquisa divulgada em junho, 23% destes consumidores não procuraram outras alternativas e 50% consideraram as taxas de juros abusivas. Além disso, quatro em cada dez não conseguiram resolver o problema mesmo após o empréstimo.

Seja para quem está negativado e quer colocar as contas em dia ou para quem quer fugir das dívidas, as taxas de juros e a burocracia dos empréstimos nem sempre são vantajosas e podem se tornar armadilhas para o consumidor.

Questões como a indefinição na disputa presidencial e até mesmo a recente paralisação dos caminhoneiros impactam diretamente a concessão de crédito e, por consequência, as taxas. Empréstimos pessoais tradicionais têm taxas de juros que podem ultrapassar os 22% ao mês e os consignados chegam aos 6,2%, por exemplo.

Com o avanço da tecnologia e o crescimento de fintechs que proporcionam agilidade e facilidade em serviços financeiros, o consumidor já consegue alternativas aos tradicionais empréstimos. O empresário Rafael Machado, fundador e CEO de uma plataforma que paga a conta do cliente na hora e parcela em até 12 vezes no cartão de crédito, destaca a visão que a empresa tem no mercado. “Diferente de muitas empresas tradicionais, não queremos fidelizar o cliente. O Deixaqueeupago foi criado para dar uma força em um momento de dificuldade e ajudar pessoas a saírem do aperto. Não queremos ser mais um peso para quem está com as contas enroladas, queremos ser a solução”, afirma.

A empresa fundada por Rafael tem funcionamento online, o que garante atendimento em todo o país, e evita ao máximo as burocracias típicas do mercado financeiro. Com isso, os benefícios chegam ao consumidor. “Hoje conseguimos oferecer as menores taxas possíveis, que variam de 2,99% a 5,99% ao mês. Não cobramos taxas adicionais nem abertura de crédito. Até mesmo quem está negativado por utilizar o sistema de pagamento de contas desenvolvido pela empresa para voltar a ter o nome limpo”, explica o empresário.

No caso desta fintech, o cliente pode pagar os mais diversos tipos de contas, como luz, água, internet, mensalidades escolares e IPVA sem recorrer aos empréstimos. “Se a conta tem código de barras, a gente resolve. Basta enviar a conta pelo site e pronto! A gente pode pagar na hora e parcelar em até 12x para os clientes.Não fazemos empréstimo, somos facilitadores para todos que precisam pagar suas contas e para aqueles que desejam deseja receber”, finaliza.


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