Logo
Imprimir esta página

Transformações do mundo atual inspiram a adoção do currículo por competências no ensino superior

Iniciativa de um grupo educacional coloca o aluno como protagonista do aprendizado por meio de trajetória personalizada, conteúdos flexíveis, projeto de vida de carreira e apoio de professores mentores

““Nesse cenário dinâmico que vivemos, apenas conhecer uma técnica ou ter especialização em uma atividade não serão mais diferenciais".

Um em cada quatro empregos conhecidos hoje deverá ser substituído por softwares e robôs até 2025, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial. Mais do que isso, 85% das profissões de 2030 serão novas, isto é, ainda não foram inventadas, de acordo com estudo da Dell Technologies, de julho de 2017.

A partir destas transformações constantes percebidas no mundo atual, muitos grupos de educação e instituições de ensino têm se atentado aos efeitos desta dinâmica e considerado mudanças na forma de ensinar. É o caso da Ânima Educação, que implementou neste ano, de forma pioneira, o ensino referenciado por competências.

A Ânima é a primeira organização de ensino superior do país a adotar esse modelo de forma ampla, oferecendo a quase 100 mil alunos, de 5 Estados brasileiros, uma educação alinhada às demandas do século 21. Estudantes da Universidade São Judas (SP), UniSociesc (SC e PR), Centro Universitário Una (MG) e Centro Universitário UniBH (MG) já estão em contato direto com esta forma de ensino-aprendizagem.

Com diversos exemplos de aplicação no ensino básico e resultados comprovados, o ensino referenciado por competências promove o encontro entre formação e mercado de trabalho, atribuindo sentido prático ao que é ensinado.

“Nesse cenário dinâmico que vivemos, apenas conhecer uma técnica ou ter especialização em uma atividade não serão mais diferenciais. O importante será a interseção entre conteúdos, habilidades e atitudes”, enfatiza Carolina Marra, Vice-Presidente Acadêmica da Ânima Educação.

Segundo ela, mais do que trabalhar com os alunos com conteúdos teóricos e técnicos, mostrando o que eles podem fazer com esses conhecimentos e incentivá-los a colocá-los em prática, o modelo adotado atua fortemente no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. “Elas são a base para qualquer pessoa conquistar seus objetivos e realizar seus projetos de vida e carreira", completa a educadora.

A aplicação destes conteúdos ocorre por meio de metodologias ativas em uma disciplina chamada Laboratório de Aprendizagem Integrada, também conhecida pela sigla LAI. O estudante Ezequiel Ribeiro, do curso de Farmácia da Una, em Belo Horizonte (MG), explica que as metodologias aplicadas nestas aulas proporcionam uma experiência teórico-prática que ele nunca tinha visto antes. “Com os grupos de discussão e mapas mentais, aprendi muito mais rápido do que apenas lendo os livros e assistindo aulas. Simplesmente amei”, diz o universitário.

Novo currículo é apoiado no tripé ‘personalização, vida e carreira e professores mentores’

O novo modelo aplicado pela Ânima se baseia em três pilares: 1) trajetória personalizada com conteúdos flexíveis; 2) foco no projeto de vida e na carreira dos estudantes; 3) docentes mentores. O primeiro diz respeito ao currículo modular, no qual cada estudante poderá escolher quais os projetos que desenvolverá e que tenham maior relação com o caminho de formação que deseja traçar, optando por aqueles que mais fazem sentido para sua carreira. O segundo, um eixo transversal a todo o currículo e a todos os cursos, trata do desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos – como resolução de problemas, criatividade e raciocínio lógico – e à carreira, com mentoria ao longo da formação e plataforma proprietária da Ânima com vagas de emprego e dicas de carreira. Já o terceiro pilar diz respeito ao professor, que assume uma função de mentor para guiar o aluno em metodologias ativas de aprendizagem e em toda sua jornada de desenvolvimento.

A estudante Alice Couto Bagdzius, do curso de Ciências Biológicas da Universidade São Judas, em São Paulo (SP), vem vivenciando o modelo e destaca que é uma proposta diferente de sala de aula do que todos estão acostumados a ver. “Nestas disciplinas, o conteúdo teórico é disponibilizado no portal, por meio de aulas online, com vídeos e textos e uma apostila do conteúdo, enquanto na sala de aula temos espaço para a discussão dos temas abordados. O professor da plataforma online, mesmo estando no ambiente virtual, acompanha todo o meu trajeto, tira dúvidas e envia mensagens sobre o meu desenvolvimento na matéria, enquanto debates específicos e certos aprofundamentos do tema podem ser feitos com ele e os colegas em sala de aula”, detalha

A inovação implantada pela Ânima também possibilita a integração das instituições de ensino superior com outras que integram a organização educacional, como a HSM Educação Executiva e a EBRADI (Escola Brasileira de Direito), garantindo aos estudantes acesso a conteúdos especializados e de alta qualidade.

"Estamos colocando o estudante como protagonista de seu aprendizado, fornecendo ferramentas inovadoras de aprendizagem para que ele reflita sobre sua trajetória, trace a jornada que faz mais sentido para sua vida e carreira e esteja preparado para enfrentar um mundo e um mercado de trabalho em constante evolução e utilizar suas capacidades para resolver problemas da sociedade contemporânea", diz Daniel Castanho, presidente da Ânima Educação.

Website: http://www.animaeducacao.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto