Logo
Imprimir esta página

Riscos de segurança no Whatsapp

Por *Oliveira Lima Jr.

São cada vez mais variadas e criativas as formas com que criminosos tentam conseguir acesso a contas bancárias e dados alheios. E o WhatsApp - o aplicativo queridinho dos brasileiros, que conta com 1,5 bilhões de usuários ativos mensais, trocando cerca de 60 bilhões de mensagens no mundo todo – infelizmente não poderia ficar de fora desse cenário.

Recentemente, algumas pessoas se manifestaram por meio de grupos de WhatsApp e redes sociais mencionando um ataque de engenharia social. Aqui, vale uma explicação: engenharia social refere-se à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou para que divulguem informações confidenciais e permitam acesso a sistemas, dados e senhas. Esse ataque tem por objetivo o acesso indevido a contas do WhatsApp.

Um amigo relatou que recebeu uma ligação de uma pessoa se passando por funcionário da operadora de telefonia, dizendo que o mesmo deveria ativar uma “camada de segurança” e, para isso, ele deveria informar um código que havia acabado de receber por SMS, o que na verdade tratava-se de um código de recuperação de senha WhatsApp.

Em outro caso, a ligação também conhecida como ataque de voicephishing, foi mais elaborada, o criminoso iniciou e manteve um diálogo com a vítima até se sentir seguro e conseguir um pretexto para induzir a vítima a clicar no link e passar o código de recuperação de senha.

Caso um ataque como esse seja bem-sucedido os danos podem ser enormes, sabemos o quanto o WhatsApp é utilizado a todo momento nos âmbitos pessoais e profissionais. O criminoso teria acesso a fotos, arquivos, grupos e etc.

Diversos investimentos podem ser feitos na área de segurança, mas de nada irá adiantar se o colaborador não estiver preparado para lidar com estas “investidas”. Ataques por meio de mensagens ou telefonemas podem ser extremante eficazes e devastadores, um e-mail falso ou uma ligação ardilosa podem fornecer a um invasor acesso a suas informações e sua rede.

Realizamos periodicamente, para nossos clientes, ciclos de testes que são compostos por campanhas de conscientização e ataques de engenharia social, a fim de conscientizar e treinar os colaboradores a estarem atentos a este tipo de ameaça. Um jornalista americano esteve na Defcon, um dos maiores eventos hackers do mundo, com o objetivo de desafiar hackers a invadirem sua vida virtual.

Portanto caros amigos e leitores, estejam atentos, desconfiem, questionem, tenham o máximo de zelo e cautela com suas respectivas informações. Todo cuidado é pouco!

*Oliveira Lima Jr. é Pesquisador em Cybersecurity no Real Protect Security Red Team.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto