Novas regras do BACEN para crédito rural entram em vigor em 1º de julho
Estão liberados o uso de drones e fotos de satélite, além de outras formas de monitoramento remoto do território, pelas instituições financeiras que se relacionam com o agronegócio. Evento organizado pela AgroTools, em São Paulo, na próxima quarta (4), discute o uso da tecnologia para mitigação de riscos nas operações financeiras no setor
São Paulo – A partir de 1º de julho passam a valer novas regras para a fiscalização das operações de crédito rural pelas instituições financeiras (Resolução 4.641, de fevereiro de 2018), que reforçam a possibilidade do uso de sensoriamento remoto e outras formas de tecnologia para lastrear as operações no agronegócio.
Esse é o tema central do debate promovido pela AgroTools no próximo dia 4 de julho, na Casa do Saber, em São Paulo: AgFinTech – A Nova Era do Seguro e Crédito Rural, que reunirá especialistas de instituições financeiras, além de representante do Banco Central. “A nova resolução reforça a 4.427, de 2015, que fala sobre a importância do uso da geotecnologia para fins de monitoramento do território”, destaca o fundador da AgroTools, Sérgio Rocha. “Cada vez mais, bancos e seguradoras irão contar com informações qualificadas, melhorando o lastro real, tornando empréstimos e seguros mais acessíveis.”
A AgroTools trabalha com inteligência para corporações do agronegócio e detém o conceito AgFinTech, que contempla a coleta e uso de dados do território agrícola, raciocínio geoespacial e entendimento sobre as necessidades do setor. A empresa tem parceria com o Google para infraestrutura tecnológica de armazenamento de dados.
O cenário atual das instituições, que atuam junto ao segmento (cooperativas de crédito, seguradoras, resseguradoras, bancos púbicos e privados e órgãos regulamentadores); as percepções e distorções da realidade de campo; a dinâmica de gestão de riscos e as exigências do mercado nacional e internacional são temas que serão debatidos no evento. “O objetivo é promover uma ampla discussão sobre a adoção das tecnologias e a influência que causarão nas relações entre as instituições financeiras e o campo”, diz o diretor de inovação da AgroTools, Breno Felix.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>