Logo
Imprimir esta página

Refis das MPE’s garantirá movimentação financeira dos pequenos negócios no Piauí

Refis das MPE’s garantirá movimentação financeira dos pequenos negócios no Piauí

Por Marquezan Araújo

Refis Micro e Pequenas Empresas

Atualmente, o Piauí conta com cerca de 11 mil micro e pequenas empresas endividadas. Os débitos desses empreendimentos, que fazem parte do Simples Nacional, ultrapassam o total de R$ 139 milhões. Os dados são da Receita Federal.

A boa notícia para os empresários donos desses negócios é que esses débitos, agora, podem ser divididos em até 175 parcelas. Isso porque em abril, a Lei Complementar 162/18 foi promulgada e publicada, com o objetivo de facilitar a quitação dessas contas.

Por enquanto, a adesão ao parcelamento só pode ser feita por empresas inscritas na dívida ativa da União, já que o aplicativo para a outra parte dos empresários ainda não está pronto. No entanto, o analista de Políticas Públicas do Sebrae-PI, Maurílio Quaresma, pede aos interessados que fiquem atentos às informações sobre o assunto e ressalta a importância de aderir ao refis.

“Nós temos um grande público que pode ser beneficiado com esse parcelamento especial e, com certeza, provocará grandes benefícios para os empresários. Com o parcelamento dos débitos eles poderão ficar regulares perante a Receita Federal. Com isso, participar de licitações, poder vender para os estados, para os municípios e fazer com que haja uma circulação de dinheiro maior por essas empresas”, avalia o especialista.

Derrubada do veto

O projeto havia sido aprovado pelo Legislativo em dezembro, mas foi barrado pelo presidente da República em janeiro por limitações orçamentárias. O Congresso Nacional derrubou o veto por 346 votos a 1 na Câmara e 56 votos a 0 no Senado.

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) apoiou a medida e afirmou que os benefícios aos pequenos empresários vão garantir a competitividade entre eles no mercado.

“Você muitas vezes tem que gastar mais com advogado, com escritório de contabilidade e o pequeno empresário, coitado, quando termina ainda tem que pagar multas elevadas. Não consegue dar conta da situação, da quantidade de impostos que é colocada nas suas costas. Então, nesse momento do refis, nós contribuímos fortemente para derrubar esse veto e, sem sombra de dúvida, isso alivia de forma significativa o peso sobre as costas dos pequenos e micro empresários do nosso país”, disse o congressista.

A adesão ao refinanciamento pode ser feita até o dia 9 de julho. O benefício é para empresas que fazem parte do Simples Nacional, ou que já foram excluídas do programa, mas ainda têm débitos do Simples até novembro de 2017.

Adesão

Para aderir ao programa é necessário pagar 5% da dívida total nos cinco primeiros meses após a adesão do refinanciamento. Caso o contribuinte não pague integralmente os valores correspondentes a 5% da dívida consolidada, o parcelamento será cancelado.

O saldo restante, de 95% do débito, poderá ser liquidado integralmente, em parcela única, com redução de 90% dos juros de mora, 70% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto