Logo
Imprimir esta página

CâmaraSIN facilitará o acesso à justiça através da mediação e conciliação

Com o intuito de auxiliar a sociedade no acesso à justiça para resolução de conflitos, o Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo) lançou nesta segunda feira, (28/5), a CâmaraSIN – Câmara de Mediação e Conciliação Sincor-SP.

Atuando em todo o Estado de São Paulo, a CâmaraSIN chega para solucionar conflitos em todas as áreas de maneira consensual, com o diferencial de ser especializada em seguros e contar com mediadores e conciliadores capacitados, que podem também serem habilitados na corretagem de seguros. “Mesmo diante da ampla atuação nas diversas áreas de seguros, a Câmara abrangerá outras searas passíveis de conflitos”, destaca o presidente da CâmaraSIN e do Sincor-SP, Alexandre Camillo.

A mediação e a conciliação vêm para solucionar problemas, a custos mais acessíveis em relação a um processo judicial convencional, além de favorecer ambas as partes, já que os acordos são estabelecidos pelos envolvidos em cada caso. “O mercado de seguros tem como base a conciliação e a CâmaraSIN vem para tratar os casos e resolver as questões em poucos meses. Além disso, ela contribui para reduzir a judicialização no setor, trazendo rapidez às soluções de conflitos,” comenta o advogado do Sincor-SP, Antônio Penteado Mendonça.

De acordo com a presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB-SP (Ordem dos Advogados de São Paulo), Débora Schalch, a criação da CâmaraSIN vai ao encontro do acesso à Justiça previsto na Constituição. “Através de uma Câmara, facilitamos o acesso à justiça. Não interessa a ninguém – cliente, advogado ou ao poder judiciário – ficar anos mitigando determinada causa. O tempo de espera chega a ser frustrante para os profissionais envolvidos. Por isso, o nosso atual código de processo privilegia e fomenta a mediação e a conciliação”, destaca a especialista.

“Em pesquisa recente com 300 departamentos jurídicos de empresas no Estados Unidos, 53% dos advogados afirmaram que tiveram economia ao escolher a mediação e conciliação como opção de solução de conflitos e 17% afirmaram ser significante a economia em seus passivos”, comenta a advogada responsável pela CâmaraSIN, Vivien Lys.

A advogada ressalta que a mediação e a conciliação podem ser usadas em processos ativos ou novos. “As empresas podem analisar de forma estratégica seu passivo e quais pleitos são passíveis de mediação e conciliação, mesmo que essas ações já tenham sido distribuídas na Justiça”, diz.

O Tribunal de Justiça de São Paulo, um dos apoiadores da iniciativa do Sincor-SP, representado pelo desembargador da 2ª Câmara de Direito Privado, José Carlos Ferreira, também destacou a mediação e a conciliação como opções eficazes e céleres, aplicáveis a processos que poderiam nem ter chegado ao Judiciário. Segundo ele, é necessário mudar a cultura do litígio. “Na faculdade, aprendemos a litigar, mas a realidade do judiciário nos move para a conciliação e a mediação”, finaliza.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto