Logo
Imprimir esta página

Imposto de Renda x Auxílio Alimentação

É muito comum que empregadores concedam a seus colaboradores benefícios relacionados à alimentação. Entretanto, deve-se tomar alguns cuidados para que esta prática não traga dores de cabeça à empresa.

A questão levantada acima voltou aos holofotes após recente decisão da Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região (SC, PR e RS) que no último dia 27.04.2018 uniformizou o entendimento de que é devida a incidência de Imposto de Renda sobre o auxílio-almoço ou auxílio-alimentação pago em pecúnia a empregado celetista, em razão de sua natureza remuneratória.

Esta decisão acompanhou a uniformização sobre a matéria no âmbito nacional, inclusive pelo próprio CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - órgão máximo administrativo vinculado à Receita Federal do Brasil.

Desta forma, dependendo da forma como se dá a concessão, os valores envolvidos podem compor, ou não, a base de cálculo dos colaboradores e serem tributados, constituindo em caso positivo, um passivo indesejado (e desnecessário) para quem emprega.

Na prática, nada mudou para as empresas devidamente cadastradas junto ao PAT – Programa de Alimentação ao Trabalhador - não integrando o salário contribuição e por isso não incidindo os tributos, conforme prevê o artigo 28, da Lei n° 8.212/91 que reza:

“[...]

9º - Não integram o salário-de-contribuição para os fins desta Lei, exclusivamente: [...]

  1. c) a parcela “in natura” recebida de acordo com os programas de alimentação aprovados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, nos termos da Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 [...]”.

Portanto, a incidência atingirá as empresas não cadastradas junto ao referido programa, que por possuir natureza salarial os valores pagos a título de alimentação, por empregadores não inscritos no PAT, deverão ser informados na folha de pagamento e contabilizados como salário.

Por isso, caso o empregador forneça aos seus colaboradores auxílio alimentação ou almoço importantíssimo o cadastramento da sua empresa junto ao PAT.

O entendimento dos Tribunais para a cobrança é de que o auxílio- alimentação ou auxílio-almoço trata-se de um provento pago ao colaborador e, portanto, dever ser tributado.

Porém nem sempre se procede desta forma, tratando-se de uma decisão administrativa da própria empresa, que poderá correr o risco de ser notificada e ter que pagar posteriormente.

Sabrina Bernardi Pauli, advogada OAB/SC 16.031, colaboradora do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto