Nova EFD-Reinf deve ser entregue até 15/6 e pode ser estratégica para as empresas
Em quatro passos, a Becomex orienta como transformar a nova exigência implantada esse ano, em estratégia para as empresas
O prazo para envio da nova obrigação legal que as empresas devem cumprir a partir de desse ano, a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) termina em 15 de junho para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016.
A EFD-Reinf é um novo módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), criada para complementar o eSocial. A nova obrigação recolhe os dados referentes às retenções e atividades que não têm vínculo, ou seja, serviços prestados e recebidos. Já o eSocial recolhe informações da folha de pagamento, sobre atividades com vínculo empregatício.
De acordo com Rogério Borili, vice-presidente da Becomex, uma consultoria especializada na área tributária e operações internacionais, o EDF-Reinf pode e deve ser uma oportunidade para gerar ganhos econômicos financeiros para as empresas.
"A revisão exigida para cumprimento da EFD-Reinf possibilita um aumento dos controles de retenção de impostos dos processos que envolvem todo relacionamento com prestadores de serviços. Essa revisão pode gerar correções e falhas que oneram as empresas", explica Rogério Borili.
O executivo destaca ainda os principais pontos de atenção para cumprir a exigência e torná-la estratégica são:
1- Organizar culturalmente a empresa para a transmissão mensal das informações ao governo;
2- Atualização do código da conta contábil por onde é feita a contabilização dos serviços tomados/prestador
3- Interação muito maior entre prestador e tomador de serviços para alinhamento das informações da EFD-Reinf e do eSocial prestadas por ambos
4- Investir em serviços e tecnologias que possam gerar e controlar as informações para atender às exigências sem erros, evitando penalizações e multas.
Sobre a Becomex
A BECOMEX é uma empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais, com foco na implementação das melhores práticas de mercado pela aplicação de conhecimento e tecnologia na área tributária, melhorando os processos de governança fiscal e aduaneira. Em 10 anos de mercado, atende a centenas de clientes de diversos segmentos, entre eles Grupo Votorantim, Tramontina, Toyota, Renault, entre outras. Com consultores altamente capacitados e o uso de tecnologia exclusiva, a Becomex contribui para que áreas fiscais e contábeis nas empresas sejam encaradas como atividades estratégicas e lucrativas. Para mais informações sobre a empresa, acesse: www.becomex.com.br
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>