Empresa utiliza tecnologia para dar boas-vindas a novos colaboradores
Ekantika desenvolve aplicação em realidade aumentada para ação de onboarding da Bayer
Ação de boas-vindas é a mais inovadora já adotada pela companhia;
Por meio do aplicativo os funcionários conhecem em detalhes as quatro unidades da empresa no Brasil
Internet das coisas, inteligência artificial, chatbot, realidade virtual e aumentada são ferramentas presentes no cotidiano das organizações, seja para otimizar o trabalho, trazer mais eficiência, precisão na coleta e análise de dados, promover uma experiência de compra inovadora, entre outros aspectos.
Comumente usada para ações com o público externo, a Bayer resolveu apostar em realidade aumentada para o público interno. Pelas mãos da Ekantika Digital, unidade da Ekantika Consultoria (www.ekantika.com.br) com foco em tecnologia, desenvolveu a aplicação em realidade aumentada you@bayer para as ações de onboarding da organização. A solução apresenta, de maneira inovadora aos novos colaboradores as quatro plantas da empresa farmacêutica e química no Brasil (Socorro, Cancioneiro, Paulínia e Belford Roxo) para os novos colaboradores.
De acordo com a Head de HR Talent Management da Bayer, Luciana Jacob, a nova estratégia surgiu devido a mais da metade dos ingressantes na organização estarem fora da matriz São Paulo e, portanto, impossibilitados de participar da integração presencial. “Com o novo programa, apostamos em diversas ações de aprendizagem para receber e aculturar os novos colaboradores da mesma maneira. A campanha de lançamento teve a missão de mostrar uma ‘Bayer como você nunca viu’, demonstrando, inclusive, novas tecnologias de aprendizagem como o app de realidade aumentada you@bayer”, afirma.
A equipe da Ekantika Digital e Studio Abacate (startup e braço tecnológico da Ekantika) passou, pelo menos, um dia em cada uma das unidades da Bayer. Todos os prédios foram fotografados e mapeados. Também foram utilizadas imagens aéreas para retratar perfeitamente o posicionamento dos prédios. Depois disso, foi construída essa planta em 3D, para só então ser levada ao aplicativo. “Não temos apenas o foco na tecnologia, mas sim na estratégia e expertise do usuário, garantindo a qualidade e uma experiência adequada para cada um de nossos clientes”, explica Vanessa Pacheco, Gerente de Projetos da Ekantika.
Desta forma, cada funcionário que for integrado à equipe da empresa receberá em casa um kit que contém um cartão com instruções para acessar o aplicativo. Uma vez acessado, o aplicativo o redireciona aos quatro sites da Bayer, cada qual relacionado a uma diferente unidade que têm diferentes focos de produção (Consumer Health, Crop Sciense, Pharmateceuticals e Saúde Animal).
Por meio da realidade aumentada os funcionários conseguem fazer um tour, visualizar as plantas externas, entender que departamentos funcionam em cada unidade, além de curiosidades, como por exemplo a unidade no bairro do Socorro que disponibiliza bicicletas para deslocamento entre os prédios; a unidade de Paulínia que tem um criadouro de insetos para testes dos inseticidas produzidos pela empresa. “Ao receber o kit em casa, o colaborador pode envolver toda a família no processo de onboarding, encantando a todos”, comenta Caio Cruzeiro, da equipe de Luciana.
“Acreditamos que essas tecnologias são ferramentas essenciais para garantir a atratividade e um excelente formato de transferência de conhecimento. É necessário acompanhar as tendências de aprendizagem para as novas gerações e utilizar a transformação digital como elo de acesso. As empresas utilizam essa inteligência para treinamentos, estratégias de comunicação além de acompanhamento do desenvolvimento de carreira dos colaboradores”, finaliza Vanessa Pacheco.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>