RECURSOS HUMANOS - Empresas promovem gerentes que têm dificuldade em delegar
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Daniel Medeiros
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Pesquisa da consultoria organizacional Crescimentum aponta que as empresas brasileiras estão promovendo para cargos de primeira liderança analistas que ainda não possuem competências de gestão essenciais, como a habilidade de delegar e de desenvolver a equipe em estágio maduro. Ainda de acordo com o estudo, o líder de primeira viagem tem lacunas relacionadas às habilidades de resolver conflitos e de se comunicar.
As constatações têm por base avaliações 360 de 325 gerentes recém-alçados ao cargo que participaram do programa de formação Líder do Futuro. A amostra tem proporções similares de homens e mulheres de 32 anos em média e que estão à frente de equipes de até cinco pessoas. As análises, que levam em conta só as opiniões de subordinados, pares e superiores, avaliam uma série de competências com notas de zero a dez, sendo as abaixo de 7,5 consideradas pontos a melhorar.

Fonte: Crescientum
Chama a atenção o fato dos pesquisados atuarem em empresas de médio e grande porte com RHs estruturados, avaliações regulares e oferta de capacitação. "[Isso] mostra que os processos de desenvolvimento são capazes de identificar quem têm potencial, mas falham na hora de avaliar competências essenciais a um gestor e, aparentemente, essa situação não está sendo conduzida", alerta Renato Curi, sócio-diretor e trainer da consultoria.
A maior dificuldade é formar sucessores (nota 6,88, a menor da sondagem). Características relacionadas à essa competência aparecem em 30% das avaliações abaixo de 7,5 e a partir delas, é possível fazer o seguinte diagnóstico: o gestor iniciante administra mal o tempo (terceira menor nota, 7,22) e dedica-se pouco ao treinamento da equipe, gasta tempo demais com tarefas operacionais e menos do que deve com atividades estratégicas.
A pesquisa identificou também a necessidade de desenvolver a inteligência emocional. Dar e receber feedbacks, por exemplo, aparece como a segunda maior lacuna (nota 6,98). Adequar-se aos perfis dos liderados é a quarta (7,27). A administração de conflitos, a sexta (7,37). Lacunas relacionadas ao gerenciamento das emoções também aparece com destaque no levantamento.
Para Curi, esse cenário é consequência da falta de preparo para a função antes da promoção. Segundo ele, as empresas tendem a priorizar a capacitação nos níveis mais altos esperando que os reflexos sobre os demais colaboradores ocorram naturalmente. Curi lembra, no entanto, que a passagem para a primeira liderança é um momento crucial na carreira e que cuidar desse momento rende frutos futuros.
"É um momento crítico que precisa ser cuidado, não só porque gera equipes melhores mas porque acelera a formação de líderes para os escalões mais altos", diz. O especialista lembra ainda que as empresas precisam desenvolver um olhar mais apurado na hora identificar os candidatos à promoção, priorizando os que têm as habilidades necessárias à função de gestor. "É muito comum que o melhor vendedor vire gerente de vendas, mas isso não deve ser regra".
A pesquisa também apontou pontos fortes dos novos líderes brasileiros. Seus subordinados os reconhecem como profissionais éticos, que se responsabilizam pelos resultados e que interagem bem com os líderes diretos. Além disso, tratam sobordinados com respeito, estão motivados para o trabalho e propõe soluções. Curi afirma que essas são características de pessoas que são capazes de estabelecer boas relações e conquistar confiança, a base fundamental da boa liderança.
Sobre a Crescimentum
A Crescimentum é uma empresa de consultoria especializada em desenvolvimento humano, treinamento de lideranças, coaching e gestão de cultura organizacional. Por meio de cursos, palestras, seminários, programas de longa duração e outras soluções de seu portfólio, busca ajudar indivíduos e organizações a atingir a máxima eficiência, formando líderes, motivando pessoas e criando um ambiente organizacional produtivo, eficiente e humanizado. Conta com profissionais formados e constantemente atualizados pelos principais centros de formação de lideranças do mundo, entre eles Harvard, MIT e CCL. Desde sua fundação em 2003 e suas quatro unidades de negócio (Educação Corporativa, Crescimentum University, Coaching e Gestão da Cultura Organizacional), mais de 1.200 organizações e 120.000 pessoas foram aprimoradas com a ajuda da Crescimentum.
Sobre o Líder do Futuro
O programa de imersão Líder do Futuro foi projetado para formar executivos de alto nível. O programa conta com metodologia exclusiva da Crescimentum que simula a realidade corporativa e desenvolve profissionais para que atinjam a alta performance e tornem-se conscientes do impacto de seus comportamentos no desempenho de seus liderados e nos resultados da empresa. Durante o treinamento, os participantes são capacitados com ferramentas e assessments de gestão de pessoas inspiradas nas melhores escolas de negócio do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>