Profissionais contam como trabalho traz felicidade para suas vidas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Andrea Berzotti
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Trabalho e felicidade. Quando a soma destes dois fatores vem de uma equação com resultado positivo fica fácil constatar o quanto profissionais são movidos pelo seu reconhecimento e motivados por um bom clima interno e mais: conta muito quando o trabalho é exercido com paixão. Daí a força do ditado: "faça aquilo que você gosta e não trabalhe um dia sequer da sua vida". Para alguns dos colaboradores da Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, umas das empresas que conquistou neste ano o 7º lugar no ranking de Melhores Empresas para trabalhar do Great Place to Work, em Ribeirão Preto, Araraquara e região, a felicidade diária é conquistada quando se é possível ajudar a realizar o sonho de outras pessoas.
É o que revela a gerente de vendas, Ingrid Melo da Silva, 26 anos, há sete anos na empresa. Ela conta que, depois de ter trilhado uma boa trajetória profissional, percebe claramente que tem uma missão de ajudar outras pessoas com o seu trabalho. A gerente sente que contribui diariamente com a realização de um sonho que todo brasileiro tem: adquirir a casa própria. Sonho que ela mesma concretizou depois que trabalha na construtora. Contratada como consultora de negócios, Ingrid foi aos poucos conquistando seu espaço na empresa e hoje coordena uma equipe de vendas. Ingrid narra sua história com muito entusiasmo e fala dos sonhos que foi realizando pouco a pouco. "Desde que trabalho na Vitta minha vida mudou. Consegui fazer minha faculdade de Direito, reformar a casa da minha mãe, casei, fiz pós-graduação, comprei meu primeiro carro e minha casa própria. O que me movia no começo era ver a satisfação da minha mãe com minhas conquistas e me esforcei para realizar cada sonho de vida. Sou muito grata por tudo isso".
Como reconhecimento a seu desempenho, a gerente se desenvolveu na carreira, teve premiações como duas viagens internacionais e um patamar salarial que estabilizou sua condição financeira. "Tenho realizado tudo que sonhei para mim, por conta do meu trabalho. Até silicone já coloquei", brinca. E ainda garante: tudo isso foi possível porque sente que a empresa lhe deu possibilidades de conquistar sua felicidade. "Outro valor que a nossa construtora nos traz é o seu clima interno. Tenho aqui bons amigos, o que me incentiva a trabalhar todo dia".
Patrícia Bertholo dos Santos tem 40 anos e trabalha na Vitta Residencial, em Ribeirão Preto, há quase dois anos, como auxiliar administrativo. Para ela, a felicidade resulta de outro valor na vida: a superação. A profissional tem deficiência visual e problemas motores oriundos de uma toxoplasmose adquirida ao nascer, o que não a impediu de ter um cargo na empresa. Lá, ela organiza e confere estoques, atende a fornecedores, organiza o ambiente de trabalho, entre outras atividades. O que mais importa para Patrícia é que, apesar de sua condição de deficiente, ela se sente inserida no contexto da empresa e sabe que o seu trabalho tem valor para o grupo todo. "Eu mudei muito desde que trabalho aqui – em todos os sentidos. Hoje me sinto motivada". O vínculo com as pessoas, a convivência com as diferenças, a troca de aprendizados são motivos que a tornaram mais feliz no ambiente de trabalho. "As pessoas da Vitta são muito bacanas, têm um bom nível intelectual e me estimulam muito. Eu percebo que sou valorizada", revela.
Caio Cesar Ferreira da Silva, 32 anos, gerente de vendas da empresa em Araraquara, concorda que o valor das pessoas de sua equipe é o que mais o impulsiona na Vitta Residencial. Ele atua na construtora há quatro anos, começou como consultor de negócios em Sertãozinho, mas depois de muito empenho e suor – como ele mesmo descreve, vieram as recompensas. Hoje, Caio assume a liderança da equipe de vendas de Araraquara e como gerente já trilhou um caminho de muitas vitórias. "A Vitta equilibrou a minha parte financeira. Estava num momento muito difícil da minha vida quando fui contratado, mas comecei a vender imóveis e passei a conquistar o meu espaço e venho realizando os meus sonhos", – desde as conquistas materiais, como a quitação do seu carro, até a luta pela casa própria e com isso consegue dar uma vida melhor para sua família e filhos. "São eles que me dão todo suporte emocional para garantir meu desempenho na empresa". Caio ainda comenta que planejou esse crescimento na carreira, junto com sua esposa e planeja muito mais. "Agora estou fazendo a minha faculdade, quero dar novos passos e crescer no grupo. É isso que espero para minha felicidade futura", prevê.
O que garante felicidade no trabalho?
Segundo o coach executivo, palestrante e professor da FGV, Marcelo Jabur, a neurociência tem confirmado, em trabalhos realizados nos últimos anos, o que teóricos do comportamento humano no trabalho vêm defendendo há várias décadas. O caminho para a felicidade no trabalho passa pela compreensão de que a intensidade e a qualidade dos esforços (físicos, intelectuais e emocionais) que profissionais fazem no seu dia a dia, estão diretamente relacionados ao entendimento de que terão recompensas que equivalham a esse envolvimento.
"Muito se pensa, ainda nos dias de hoje, que o termo "recompensas", esteja exclusivamente ou predominantemente ligado às questões financeiras ou materiais. Esse é um engano ainda muito comum", alerta.
Para o coach, é claro que as pessoas se atentam e se atentarão todo o tempo para um salário melhor, benefícios, premiações em dinheiro etc. Mas esse tipo de recompensa está longe de ser aquele que potencializa a felicidade e o envolvimento mais duradouro no ambiente de trabalho. "As pessoas valorizam muito o respeito que entendem que recebem dos outros na sua atividade profissional. Esse respeito pode vir da liderança, dos pares, das próprias pessoas da sua equipe, dos clientes, dos parceiros comerciais entre tantos outros", explica Jabur, destacando que o sentimento de ser respeitado naquilo que faz e na empresa em que se trabalha é um grande diferencial para a satisfação, alegria em trabalhar e a consequente motivação.
Marca de compromisso
Vitta Residencial Construtora e Incorporadora
Projetar e construir empreendimentos com o conceito ousado de moradia, que permitem melhorias na qualidade de vida, conforto e segurança, principalmente para quem sonha com o primeiro imóvel. Esses são alguns dos princípios da Vitta Residencial Construtora e Incorporadora ao possibilitar a aquisição da moradia no interior do Estado de São Paulo com condições facilitadas de pagamento, através de parceria com instituições financeiras para o crédito imobiliário, além de suporte de consultoria financeira para seus clientes.
A empresa tornou-se referência no setor imobiliário do interior de São Paulo, com mais de 11 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba e agora se instala também em Franca.
Entre seus diferenciais constrói condomínios com áreas de lazer equipadas e decoradas. Ao todo reúne 34 empreendimentos em seu portfólio – todos atrelados ao programa Minha Casa Minha Vida.
Criada há oito anos, a Vitta já entregou mais de 4 mil unidades. Hoje, conta com mais de 800 funcionários e vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo país. Só no ano passado, 11 empreendimentos foram lançados e promete apresentar novos residenciais muito em breve.
100 Maiores do Brasil
No ano passado, a Vitta se consolidou como uma das "100 Maiores Construtoras do Brasil" – já que faz parte de grupo empresarial do setor de construção eleito pelo Ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção). A entidade acompanha a evolução do setor da construção. No levantamento, o grupo que representa a Vitta Residencial atingiu o 41º lugar no País. O ranking também apontou a empresa entre as duas maiores construtoras do interior do Estado de São Paulo.
Reconhecimento
O grupo, no qual a construtora faz parte, participou em 2015 da pesquisa realizada pela Revista PME (Pequenas e Médias Empresas/Exame 2015), feita em parceria com a consultoria Delloite, e foi indicado como o primeiro do ramo da construção civil que mais cresceu no interior de São Paulo e o quinto no país. O ranking é baseado na expansão da receita líquida das empresas brasileiras - apurada entre 2012 a 2014. Na classificação geral – com diversos segmentos do mercado – o grupo ficou na 41ª posição no Brasil. Entre as empresas que participaram da seletiva estão companhias com receita líquida entre R$ 3 milhões e R$ 400 milhões de reais.
A Construtora e Incorporadora conquistou em 2018 o 7º lugar no ranking de Melhores Empresas para trabalhar do Great Place to Work, em Ribeirão Preto, Araraquara e região. Com um processo de seleção bastante rigoroso, o ranking da GPTW avaliou as empresas e como elas lidam com seus colaboradores, que tipo de programas mantém em prol de melhorias e qualidade de trabalho, como estruturam seu ambiente interno, as políticas e as condições que a empresa disponibiliza, além dos salários aplicados. A pesquisa mostra também como essas ações e políticas impactam na equipe.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>