CESVI/MAPFRE explica para que serve o engate traseiro
Equipamento pode dar falsa sensação de segurança ao motorista
O engate traseiro do tipo “bola” ainda gera polêmica sobre a sua real função. Para desmistificar essa questão e alertar sobre o seu verdadeiro uso, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) elencou os cuidados que os motoristas devem ter ao instalar esse equipamento.
O superintendente técnico do centro, Emerson Feliciano, lembra que a função do engate é de auxiliar no transporte de reboques, carretas, baú, trailers e até mesmo um veículo quebrado em caso de emergência. "Muitos condutores acreditam que o engate irá ‘proteger’ o carro e evitar possíveis danos ao para-choque no caso de uma colisão traseira. Mas é um equívoco perigoso, já que a peça pode, inclusive, ser pior em uma batida.”
Segundo o especialista, o isso acontece porque, em colisões traseiras, dependendo do tipo de impacto, o equipamento poderá causar não só deformações pontuais na capa de para-choque, mas afetar pontos da estrutura do veículo. E pior: por reduzir a superfície de contato, o engate pode anular o efeito do para-choque, aumentando o impacto da batida para os ocupantes do carro.
A dica para o motorista que realmente deseja ou precisa instalar o engate “bola” é procurar por sistemas homologados, de acordo com as regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), e compatível com o seu veículo. Dessa forma, ele conseguirá transportar toda a carga que precisa sem dor de cabeça e sem levar uma multa e cinco pontos na carteira.
Vale destacar que o sistema de engate nunca poderá obstruir visualização da placa do veículo.
Sobre o CESVI BRASIL
Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos. Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: www.twitter.com/cesvibrasil, www.facebook.com/cesvibrasil, www.youtube.com/user/cesvibrasil. Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog: www.clubedasoficinas.com.br
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