Empresas familiares e o desafio de implantar compliance
Administrar uma empresa com sua família é algo muito comum no Brasil. Por meio de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mais de 90% das empresas constituídas no País são familiares.
Trabalhar com membros do seu convívio pode ser bom pelo lado da proximidade, de conhecer as pessoas. Porém, em momentos mais delicados, é preciso ter cuidado para que o vínculo familiar não atrapalhe o bom andamento da empresa.
Há, no entanto, que se tomar precauções e se manter atento quanto à estrutura da empresa, se ela está dentro da regularidade e conformismos obrigatórios. Especialista em Compliance, o advogado Fábio Moreno, CEO da IComply, elencou os três principais desafios para se implantar o compliance em uma empresa familiar
1- Conscientização: O ponto mais difícil dentro de uma empresa familiar, principalmente diante da atual realidade do mercado brasileiro, é convencer pessoas que fazem negócios do famoso "jeitinho brasileiro" a mudar a forma de fazer negócios. Ainda que compreendam que o mundo mudou, muitos não compreendem o que significa o Compliance e não sabem os motivos pelos quais eles devem utilizar ou colocar esse setor em sua empresa.
2- Apoio: É necessário que o dono da empresa e os acionistas apoiem o programa de Compliance dentro da empresa. Sem esse suporte, o programa não será efetivo. Como dono, sua posição deve ser de liderança, estando presente por completo na sua empresa. Se houver esse apoio antes da confecção de qualquer documento, como o código de ética e políticas, se faz necessária a confecção de uma matriz de risco. Somente com um mapeamento mínimo dos riscos reais da empresa é possível preparar esses documentos.
3 - Implementação: A confecção de um programa de Compliance feito sob medida é trabalhoso e demanda tempo. Muitas empresas buscam por uma ferramenta padrão, um código de ética pronto, políticas prontas, o que não é o correto. Isso só torna a empresa mais vulnerável, promovendo um custo ainda mais alto.
Sobre a IComply
Criada em 2016, a IComply é uma ferramenta que leva o mesmo nome da startup. Sua principal missão é facilitar o processo de gestão e manutenção da área de compliance nas empresas, além do desenvolvimento moral e ético dos colaboradores a fim de criar uma cultura integra dentro das corporações. As funcionalidades vão desde comunicados internos, políticas e procedimentos, treinamentos, questionários, grupos de discussão até canal de denúncias. Todas as ações são pensadas de forma personalizada, atendendo as principais necessidades do mercado. Para informações, acesse: http://icomply.com.br.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>