Proposta não assinada: Corretor corre sério risco
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Cqcs
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Corretores e seguradoras correm sério risco ao aceitarem propostas de seguro não assinadas pelos segurados ou por seus representantes legais. O alerta foi feito pelo presidente do Sincor-DF e vice-presidente da Fenacor, Dorival Alves de Sousa, ao comentar, para o Cqcs, o caso da seguradora Prudential, que foi condenada pela Justiça de São Paulo por falsificar a assinatura de um cliente em um contrato. “Tem companhia que nem proposta exige ou que foi apenas transmitida pelo computador. A Susep deve olhar com maior rigor essa situação de seguradoras que não recepcionam propostas”, observou.
Na avaliação de Dorival Alves de Sousa, o corretor precisa ficar atento, pois essa “estratégia de venda” pode causar prejuízo irreparável ao consumidor e para ele próprio.
O presidente do Sincor advertiu ainda que eventuais “comodidades” concedidas pela seguradora podem causar prejuízo futuro irreparável. “O corretor deve colher a assinatura na proposta, para não correr o risco de responder administrativamente, até com cassação de registro, e também a um processo judicial”, frisou, acrescentando que, ao entregar propostas sem as assinaturas dos clientes, o corretor pode até mesmo ser condenado e obrigado a pagar indenização, pois “ele é solidário nessa responsabilidade”.
Dorival Alves de Sousa destacou também que, se for constatado que a assinatura da proposta do seguro não é do segurado, a companhia seguradora que negou o sinistro pode, inclusive, ser condenada pela ação de danos morais.
Além disso, o segurado pode levar o caso à Susep para que seja apurada a responsabilidade da companhia e aplicadas as penalidades devidas, administrativas e pecuniárias. “Parece uma prática comum as seguradoras não recepcionarem as propostas de seguros, optando por deixa-las com o corretor. Então, o risco é muito grande para o corretor que retém esse documento. A seguradora precisa ter a proposta assinado pelo segurado ou representante legal”, concluiu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>