Entenda porque o setor de vendas é destino de profissionais de diversas áreas
O que tem de gente procurando um trabalho como vendedor não é brincadeira. São muitos desempregados e profissionais insatisfeitos com suas profissões que acabam migrando para o setor de vendas. Será que é coincidência? Ou quem sabe meramente o destino? Nada disso! A questão é comportamental! Para Eliane Catalano, coordenadora de seleção da RH NOSSA, existem algumas pessoas que aceitam um trabalho que não queriam, porém acabam gostam tanto que assumem a nova função:
"Pode haver esta migração para qualquer setor. Um marceneiro pode mudar para uma área de pintura e continuar dentro do ramo de reformas e construção ou dar uma guinada para o artesanato em madeira. Vai dependendo da habilidade e do perfil deste profissional. Porém a área de vendas é ainda a que mais absorve profissionais que tenham origens de outros setores."
Quem são os vendedores natos?
Essa migração de qualquer área para vendas depende muito do perfil comportamental e envolve:
- Habilidades em negociações
- Ter bom relacionamento e
- Conseguir manter uma boa comunicação.
O vendedor bem sucedido independe do seu setor de origem. Um biólogo, por exemplo, pode ser um excelente vendedor se tiver os requisitos básicos previamente citados.
E são esses motivos que fazem Catalano apontar o comércio como destino de um maior volume de pessoas de diferentes áreas: "É possível identificar um perfil de vendedor ao analisarmos o comportamento deste profissional no seu antigo trabalho. Pode ser que esta pessoa não tenha gostado da profissão que exercia anteriormente apesar de todo o estudo e preparo. São excelentes comunicadores, carismáticos e com grande habilidade em negociação. Esses detalhes são fundamentais para um bom vendedor e, é por isso que este mercado consegue filtrar bons profissionais - mesmo que eles nunca tenham vendido nada na sua vida toda até então." completa a especialista.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>