Fenacor apoia a 9ª Campanha de Doação de Sangue
A Fenacor apoia a 9ª Campanha de Doação de Sangue, que será realizada no dia 17 de abril, das 09 às 14 horas, no Espaço Cultura da Escola Nacional de Seguros (rua Senador Dantas 674, 4º andar - Centro - Rio de Janeiro). A campanha, organizada pelo HemoRio e o Governo do Rio de Janeiro, também conta com o apoio da Escola Nacional de Seguros, CNSeg, Ibracor e Seguradora Líder.
Veja, abaixo, seis vantagens que você tem ao fazer uma doação de sangue e que muito provavelmente não sabia:
1. Check-up médico de graça
Antes de ser enviado aos hemocentros, seu sangue passa por uma série de exames que analisam se ele está apto para ser armazenado no banco de sangue. Entre os testes aos quais ele é submetido, destacam-se hepatite B e C, sífilis e HIV. Você tem acesso a todos esses resultados.
2. Paga meia no cinema, no teatro e em exposições
Em alguns Estados, como São Paulo, Paraná e Espírito Santo, será instituído o direito à meia entrada em todos os locais públicos de cultura, estádios e espaços culturais para quem possuir a carteirinha de doador.
3. Equilibra os níveis de ferro no organismo
O ferro é o responsável pelo transporte do oxigênio aos tecidos do organismo, e seu equilíbrio é fundamental para que esse processo ocorra de forma correta. Infelizmente, o excesso de ferro é um problema que afeta a saúde de muitas pessoas (muito mais do que a falta de ferro, por exemplo), mas que pode ser resolvido ao se doar sangue, uma vez que cada doação elimina um quarto de grama de ferro do organismo.
4. Melhora o fluxo sanguíneo
Doar sangue ajuda a prevenir a hipercoagulação, fenômeno responsável pela ruptura de vasos sanguíneos, que tende a aparecer em casos de estresse excessivo, consumo elevado de açúcar e de nicotina.
5. Emagrece
Doar sangue consome muita energia, já que o corpo gasta muitas calorias repondo o sangue que foi doado.
6. Faz bem para o coração (nos dois sentidos)
Existe uma correlação entre doar sangue e a redução de doenças como pressão alta, novamente em função da redução dos níveis de ferro no organismo, já que o ferro em excesso também causa lesões nas paredes arteriais. Além disso, a sensação de estar colaborando para salvar vidas e ajudar o próximo melhora, consideravelmente, o humor e o estado emocional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>