Logo
Imprimir esta página

Obrigações Jurídicas

Inicialmente, faz-se necessário esclarecer que o objetivo principal deste artigo é fazer com que o leitor compreenda a importância no mundo jurídico e na vida do indivíduo, do cumprimento de uma obrigação. Sabemos que o homem, por natureza, é tendente a infringir, a não respeitar e reconhecer os seus limites. Este instinto humano, que por muitas vezes extrapola, prejudica e invade o direito de outrem, carece de regras para que a convivência na coletividade seja possível e pacífica.

As consequências das perdas, danos e juros do não cumprimento das obrigações, estudados no direito obrigacional, estão regradas entre os artigos 402 a 407 da Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002, o Código Civil.

No termo “obrigação” em sentido amplo tem como entendimento generalizado, podendo se conceituar que em um contrato existe uma obrigação de pagar o que se compra, respeitando o direito alheio, procedendo a condizente com a moral e bons costumes e com o ordenamento jurídico vigente. Compreendendo se a existência de diferentes modalidades de obrigações, classificando as como deveres, ou obrigações morais, ou, em sentido talvez mais preciso, compromissos e responsabilidades.

Contudo em qualquer circunstância, o cumprimento de uma obrigação deve ser entendido como a regra, e não exceção, e a ausência desse cumprimento de uma obrigação põe o sujeito em mora, o obrigando a assumir o ônus decorrente da sua falta, do seu inadimplemento.

Com relação entre todos os indivíduos de uma sociedade exige o dever negativo de não causar dano a ninguém. Tal entendimento origina se já desde as primeiras legislações, que a ocorrendo, o inadimplemento obrigacional ou um prejuízo a outrem, surge o descumprimento do objeto imediato da obrigação, podendo ser uma prestação positiva (fazer e dar) ou negativa (não fazer).

Pela regra do artigo 389 do Código Civil, em não sendo cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária conforme índices oficiais regularmente estabelecidos, além de eventuais honorários advocatícios.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto