Logo
Imprimir esta página

Condições do crédito para empresas nos próximos meses devem melhorar

Com sinais de ligeira melhora na economia, inflação e Selic menor, as condições ao crédito deve facilitar nos próximos meses o acesso das empresas que precisam sobreviver e expandir seus negócios.

Segundo a pesquisa Agenda 2018, realizada pela Deloitte auditoria e consultoria empresarial, com a participação de 750 empresas que somam R$ 1,7 trilhão em receitas e representam 26% do Produto Interno Bruto (PIB), sinaliza confiança dos empresários com a expectativa de retomada da economia, juros baixos e oportunidades relacionadas ao negócio da empresa. O estudo aponta que as empresas pretendem aumentar em média 15,8% os investimentos em 2018 na comparação com 2017 (quando a previsão de aumento de investimentos era de 11,8%).

Na avaliação de diretor de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), Miguel de Oliveira, conforme publicado em fevereiro no blog de notícias, Arena do Pavini, os sinais mais positivos da economia — com inflação e juros (Selic) baixos, crescimento econômico estimado entre 2,50% e 3% para este ano, recuperação nos índices de emprego e menores riscos de inadimplência — tendem a tornar os bancos menos restritivos e seletivos no crédito. Assim, diferentemente do que fizeram nestes últimos três anos, eles passariam a buscar mais intensamente clientes para emprestar.

Para ele, a recuperação dos níveis de emprego e renda vai possibilitar às empresas venderem mais, o que demandará mais crédito, tanto das pessoas físicas para consumo como das pessoas jurídicas para produção. "Neste ambiente de melhora do quadro econômico, cai o risco da inadimplência, que é outro fator que estimula os bancos a emprestarem".

Dora Cudischevitch, Gestora de Crédito da empresa Previa Fomento Mercantil, em entrevista concedida ao Portal Pme News, também está confiante e sinaliza que o cenário na área de crédito para esse ano será positivo.

A gestora acredita que esse ano deve ser de recuperação lenta e gradual. "Ficamos no aguardo do desenrolar das demais reformas como da previdência e tributária para vislumbrar um futuro com uma recuperação mais robusta, sustentável e duradoura".

Dora aponta o tempo de fundação, empresas com algum tipo de negativação e o valor de faturamento, como as principais dificuldades encontradas pelas empresas, com destaque as de pequeno porte, em conseguir uma liberação de crédito.

Para ela a dificuldade do acesso ao crédito também se deve a falha da administração financeira de boa parte das empresas.

"Dentre os equívocos mais frequentes que observamos na administração financeira de PME estão: a formação de custos, a formação de preço de venda, descasamento entre prazo de compras e prazos de vendas, o cálculo da necessidade de capital de giro, a confusão provocada pela mistura de despesas pessoais e familiares com o caixa da empresa e, finalmente, o erro mais frequente, que é a tomada de recursos de curto prazo para investimentos de longo prazo".

Website: www.pmenews.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto