Logo
Imprimir esta página

Infraestrutura terá banco de dados para consultas

Iniciativa une Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB)

Dados do mercado de infraestrutura estarão disponíveis para consultas assim que for estruturado o chamado Observatório da Infraestrutura. O objetivo é ajudar na definição de investimentos prioritários no setor. A iniciativa faz parte do memorando assinado entre o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB).

A base de dados, segundo as entidades, permitirá visualizar informações sobre o quadro geral da oferta de infraestrutura instalada nos estados, nas regiões e no país como um todo. Cada empreendimento em funcionamento terá uma ficha com informações cadastrais, operacionais e financeiras, atualizadas regularmente, com indicadores históricos de oferta, consumo e desempenho, acrescentam.

Por meio do Observatório da Infraestrutura, órgãos públicos e empresas privadas poderão ter acesso a informações, indicadores e análises setoriais, projeções e projetos de investimento. O objetivo é apoiar a seleção de projetos prioritários para investimentos públicos e privados, comparando alternativas e indicando os parâmetros que justificam as escolhas.

O UNOPS será parceiro da iniciativa, colaborando com a troca de experiências internacionais em infraestrutura para o desenvolvimento, bem como desenvolvendo projetos específicos para atender as demandas nacionais. O escritório trará a experiência de sua equipe e de parceiros internacionais para ajudar a identificar e enfrentar os desafios atuais e futuros para o desenvolvimento de infraestrutura sustentável.

Plataforma. Em fase de desenvolvimento, o Observatório da Infraestrutura é uma iniciativa da ABDIB que pretende ser uma plataforma de informação permanentemente atualizada com o objetivo de contribuir para o planejamento dos investimentos em infraestrutura no país, assim como para a definição de projetos prioritários. A iniciativa tem o apoio do Ministério do Planejamento e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O fortalecimento das ações de planejamento de médio e longo prazo é um dos temas prioritários das últimas agendas de propostas da associação, e é considerado pré-condição para o Estado exercer sua tarefa de arbitrar sobre escolhas e políticas públicas e, consequentemente, articular os vários órgãos públicos envolvidos na condução dos planos e projetos.

Nesse contexto, o observatório possibilitará que a escolha e a definição de projetos prioritários de infraestrutura sejam feitas a partir de critérios determinados – o que contribuirá para o aumento da eficiência, da produtividade e da competitividade da economia, de acordo com o UNOPS. Com um melhor planejamento, as escolhas passam a ter embasamento mais consistente, contribuindo para a viabilidade econômica, financeira, técnica e ambiental dos empreendimentos, disse o escritório da ONU.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto