Logo
Imprimir esta página

As mudanças de paradigmas da sociedade nesse novo mundo digital

As mudanças de paradigmas da sociedade nesse novo mundo digital

“Vivemos hoje em um mundo onde as velhas estruturas agonizam, mas ainda não morreram, e as estruturas emergentes ainda não se desenvolveram o bastante para substituí-las completamente”, afirmou o sociólogo e cientista político Sérgio Abranches na abertura do painel intitulado “Perspectivas do Brasil e de ser brasileiro”, realizado durante a manhã do segundo dia do 23º Encontro de Líderes do Mercado Segurador, em Foz do Iguaçu, entre 1º e 3 de março.

E para debater o tema com Sérgio Abranches, compuseram a mesa o presidente da CNseg, Marcio Coriolano; o vice-presidente da CNseg, Jayme Garfinkel, e o economista Luiz Roberto Cunha.

E esse mundo, sem estruturas sólidas, onde o passado serve, cada vez menos, como referência para o futuro, prosseguiu Abranches, gera um enorme desconforto, pois todo dia topamos com coisas desconhecidas, levando ao fim dos consensos, já que não é possível haver consenso sobre coisas desconhecidas”. Segundo o sociólogo, a globalização e a digitalização do mundo estão entre os principais agentes dessas mudanças de paradigmas na forma das pessoas entenderem o mundo, consumirem, se relacionarem e até mesmo na forma de construírem suas expectativas.

E com as instituições se transformando muito mais lentamente que a sociedade, está já não cabe nas velhas estruturas. “A mentalidade do mundo político ainda é analógica, enquanto a sociedade já é digital”, disse.

E isso é uma questão que toca profundamente o mercado segurador, pelos grandes desafios que gera, como lembrou o presidente da CNseg, visto que o seguro, apesar de lidar com a imprevisibilidade, se baseia sempre em uma história passada. “Será que isso pode levar a uma redução da proteção das pessoas?”, questionou Coriolano. “Sim. O seguro precisará se adaptar a uma era de menos capacidade de proteção das pessoas”, respondeu Abranches. Como exemplo, citou o caso dos motoristas do Uber, que não contam com nenhum tipo de proteção. E a desproteção progressiva leva a novas demandas e a novos conflitos, o que, segundo ele, são duas questões cruciais dessas transformações.

Não bastasse isso, prosseguiu, a esquerda envelheceu no mundo inteiro, deixando ainda mais sem proteção os que mais dependem da estrutura. Não que Abranches defenda um monopólio da esquerda, muito pelo contrário. Para ele, o monopólio da esquerda levaria ao imobilismo, enquanto o monopólio da direita levaria a um aumento da desigualdade. Mas qual seria, afinal, o caminho para lidar com toda essa disrupção? “Sendo disruptivo também”, afirmou. Disruptivo até na educação, disse o cientista político, respondendo a Jayme Garfinkel, que indagou se, eventualmente, o atraso do Brasil na educação não poderia servir para “nos dar um pouco mais de tempo”.

“Quando um país se atrasa em relação ao progresso em determinado campo, tem a oportunidade de dar um salto, sem, necessariamente, percorrer todos os passos do pioneiro. Precisamos reformar a educação, não para ser melhor, mas para ser diferente”, concluiu Abranches.

O presidente da CNseg encerrou o Encontro, ressaltando que ele superou todas as expectativas, tendo havido uma grande confluência entre todos os temas abordados nesses três dias.

A cobertura completa do evento pode ser conferida do Portal da CNseg e nos canais da Confederação no YouTube, Faccebook e LinkedIn. As apresentações dos palestrantes também estarão disponíveis no site de eventos da CNseg.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto