Logo
Imprimir esta página

STJ consolida entendimento sobre créditos de PIS e COFINS

Tribunal amplia o conceito, até então definido pelo Fisco, para fins de creditamento do PIS e COFINS no regime não cumulativo

A recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em relação ao conceito de insumo para fins de creditamento no regime não cumulativo das contribuições ao Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) favorece os contribuintes.

“O STJ ao considerar insumo tudo o que for entendido como ‘essencial’ ou ‘relevante’ para o desenvolvimento da atividade da empresa ampliou o leque de produtos, materiais, mercadorias e serviços que geram créditos de PIS e COFINS no regime não cumulativo” explica o sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Gonçalves de Andrade Silva.

Segundo ele, a partir de agora, torna-se essencial a análise da essencialidade ou relevância do de insumo no processo produtivo ou comercial da empresa.

David acrescenta que o recurso julgado pelo tribunal estava afetado como repetitivo, o que significa que a tese acolhida pelo STJ deve ser aplicada a todos os processos em trâmite sobre essa matéria.

O STJ também declarou ilegais as Instruções Normativas da Receita Federal nº 247/02 e 404/04, as quais restringiam a aplicação do sistema de não-cumulatividade do PIS e da COFINS, tal como definida pelas leis instituidoras do referido regime (Leis nº 10.637/02 e 10.833/03).

“Diante dessa decisão do STJ, aquele contribuinte que se sentir lesado, devido ao entendimento restritivo adotado pelo Fisco em relação a esse tema, poderá tanto administrativa quanto judicialmente, defender a aplicação desse novo paradigma, na apuração de suas contribuições ao PIS e COFINS” orienta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto