Logo
Imprimir esta página

Mercado de planos de saúde registra crescimento após 32 meses

Mercado de planos de saúde registra crescimento após 32 meses

IESS aponta resultado positivo pela primeira vez desde junho de 2015

Pela primeira vez em 32 meses, o mercado de saúde suplementar apresenta crescimento do número de beneficiários de planos médico-hospitalares na variação anual. De acordo com números da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com base em dados da ANS, o setor apresentou avanço de aproximadamente 64 mil novos vínculos para planos de saúde médico-hospitalares no período de 12 meses encerrados em janeiro desse ano, ultrapassando os 47,4 milhões de beneficiários. Considerando as bases de dados com a série histórica de beneficiários disponíveis da ANS, a última variação positiva em 12 meses havia sido em junho de 2015 - crescimento de 0,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, apesar de tímido, o avanço de 0,1% pode marcar uma mudança significativa para os rumos do setor em 2018. "O período de 12 meses exemplifica com maior exatidão o comportamento do mercado. Mesmo que seja possível verificar crescimento mensal em determinadas publicações dos últimos meses, essa variação costuma ser imprecisa, pois tende a ignorar comportamentos sazonais ou apresentar correções posteriores por parte da ANS", argumenta Carneiro. "Contudo, a variação de 0,1% é bastante pequena e é preciso cautela e ciência de que o número pode ser corrigido posteriormente pela ANS", completa.

Ainda assim, o executivo acredita que o mercado está se aproximando do início de um processo de recuperação. "Mesmo que proporcionalmente este avanço de 0,1% represente uma certa estabilidade, mais do que um crescimento, pode ser um sinal positivo de que a saúde suplementar se prepara para uma retomada", analisa. "É preciso destacar, entretanto, que a recuperação dos mais de 3 milhões de vínculos rompidos desde o fim de 2014 não se dará de forma rápida, mas gradual."

O IESS reforça que a possível retomada do crescimento no setor está diretamente ligada a economia nacional e a geração de empregos formais em setores como o de comércio e serviços nos grandes centros urbanos, onde as empresas tendem a oferecer o benefício do plano de saúde.

Números de destaque
Entre janeiro de 2017 e o mesmo mês de 2018, as regiões com maior crescimento no percentual do número de beneficiários de planos médico-hospitalares foram o Sul, com avanço de 1%, e o Nordeste, com alta de 0,8%. Proporcionalmente, o Piauí teve o maior crescimento, registrando incremento de 3,9% e o Mato Grosso do Sul teve a maior queda de vínculos, com retração de 11,9%.

Já em números absolutos, a maior queda ocorreu no Estado do Rio de Janeiro, cuja perda foi de 70.921 beneficiários no período de 12 meses encerrados em janeiro de 2018. Queda de 1,3%. Em contrapartida, o Paraná ganhou 50.645 beneficiários no mesmo período. Alta de 1,8%.

Para os planos exclusivamente odontológicos, apesar de todos os estados terem registrado variação positiva nos 12 meses encerrados em janeiro deste ano, o Ceará apresentou o maior crescimento proporcional, com avanço de 15,9%, ou seja, 124,3 mil novos vínculos. Já o Estado de São Paulo teve o maior acréscimo em números absolutos: 591,5 mil novos beneficiários, elevação de 7,8%.

Website: https://www.iess.org.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto