Discriminação de preços no seguro atinge especialmente o consumidor
Discriminação de preços
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Discriminação de preços é a prática de cobrar preços diferentes pelo mesmo produto.[1]
Para que a discriminação de preços seja eficaz, é necessário que a empresa seja capaz de identificar os diferentes consumidores, e de lhes cobrar preços diferentes e os consumidores não tenham a possibilidade de fazer arbitragem (os consumidores aos quais o produto é vendido a um preço mais baixo não o podem vender aos outros). A pratica de discirminação de preços se assemelha um pouco ao Dumping.
A discriminação de preços pode ser dividida em três graus de acordo com a capacidade de cada uma das partes (consumidores e produtores) de estabelecer preços diferenciados.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o_de_pre%C3%A7os
Dois corretores, duas taxas diferentes na mesma seguradora? Se isso acontecesse haveria discriminação prejudicial ao consumidor. Pois quem ditou a regra foi a seguradora e não o corretor. Afinal, a taxação parte de onde?
Se isso acontecesse não seria somente uma quebra da relação de ética contra os corretores e consumidores. Na realidade seria um paradigma legal. Pois é um conceito a ser estudado “in loco” do imbróglio. Aliás, estou escrevendo sobre discriminação de "preços e taxas em mercado muito competitivo".
O assunto é esse. Imagine uma seguradora com taxas diferentes, ou com margens diferentes, entre os corretores. Afinal, não estamos falando de discriminação de preços entre corretores, que seria um assunto para outro comentário, mas discriminação de preços para o consumidor. E o CDC ajuda a esclarecer os casos como este.
Afinal, se as taxas, descontos e negociações dos corretores forem idênticas, quem ganhará sempre será o consumidor. E taxa diferente entre corretores significaria preço diferente para consumidores, proibido por Lei.
Enganou-se quem acreditou que o contrato em separado não discrimina preços.
Eu creio que hoje, mais do que no passado, devemos diminuir as diferenças tão arraigadas nos conceitos comerciais e achar e consertar brechas comerciais de distinção de preços.
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