Quem trabalha com Comunicação, Marketing ou Publicidade, em algum momento pode ter ouvido o termo "Buyer Persona"
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por DINO
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Este termo tende a ser mais comum no Marketing Digital, pois é o primeiro passo passo para alinhar as temáticas e pautas dos conteúdos numa estratégia de Content Marketing, por exemplo.
Buyer Personas são representações fictícias dos seus clientes “ideais” que, de certo modo, resumem todo seu público-alvo, com base nos dados demográficos, características, comportamento, motivações, principais desafios e seus objetivos.
A criação de personas é fundamental para compreender quem compra seu produto, ou “adere” a sua marca e por quê, assim na hora de se comunicar com seu público, suas estratégias podem ser muito mais efetivas.
O primeiro passo para começar a criar suas personas é: pesquisa. Se você possui uma base de clientes consolidada, é por aí que você deve começar. Enviar um e-mail marketing com uma pesquisa é um bom caminho e é importante não descartar os clientes insatisfeitos – eles podem lhe mostrar o caminho para melhorar e aprimorar seu produto. Outro meio que pode te ajudar na construção de uma persona é uma análise do NPS de sua empresa.
Mas você deve estar se perguntando, “O que eu preciso perguntar na minha pesquisa?”. As principais questões que devem serem feitas são:
|
Jornada do consumidor |
Conhecimento |
Consideração |
Decisão |
|
O que o consumidor procura? |
O usuário reconhece que tem um problema ou uma necessidade. |
Busca e lista soluções para o seu problema ou necessidade. |
Busca validação para sua escolha de compra para um serviço ou produto. |
|
O que você deve oferecer de conteúdo para o consumidor em cada etapa da jornada? |
Relatórios analíticos e de pesquisa; eGuides e Ebooks; conteúdo editorial (blog, redes sociais e landing pages) e conteúdo educacional. |
Textos comparativos; guias de experts; interações ao vivo; podcasts; webcasts e vídeos. |
Comparação de venda feita por um vendedor, comparação de produtos ou serviços, estudos de casos e live demo produto. |
|
Quais keywords são mais comuns nesta etapa? |
Problemas; oportunidades; solução de problemas; riscos; resolver; otimizar; prevenir. |
Solução; serviço; ferramenta; software; aplicação; provador; dispositivo. |
Comparação; versus; prós e contras; benchmark; review; teste. |
Depois de fazer sua pesquisa, é a hora de apurar os resultados e fazer uma média com base nos principais pontos em comuns entre todos seus clientes. Depois disso é só personificar ficticiamente os resultados.
Com sua persona criada, você sabe com quem está dialogando, pode alinhar e direcionar seus conteúdos, expectativas do produto e tomadas de decisões com base no perfil projetado.
Entretanto, é importante ressaltar que persona não é a mesma coisa que público-alvo. A grande diferença entre os termos é que público-alvo é a prospecção de seus compradores de forma generalizada, por exemplo: Homens e Mulheres, de 25 a 43 anos, solteiros, graduação em ensino superior, pertencentes a classe B.
Enquanto personas são representações personificadas e mais detalhadas, por exemplo: João tem 28 anos, é Assessor de Imprensa formado em Relações Públicas e quer expandir seus conhecimentos em Marketing Digital para oferecer a seus clientes soluções mais efetivas, sua principal dificuldade é a falta de tempo devido a grande quantidade de clientes em sua carteira e busca ferramentas que podem tornar seu dia a dia mais prático.
E aí, você já sabe quem compra seu produto e o que ele espera da sua empresa? Se a resposta for não, você já sabe como criar a buyer persona do seu negócio e o sucesso de sua estratégia de comunicação depende muito desta etapa.
Pronto para alinhar sua persona com sua estratégia de marketing de conteúdo? Baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: O que é e como funciona” e saiba mais!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>