Logo
Imprimir esta página

Volta às aulas: tire dez praticando a segurança

No mês de fevereiro, o trânsito na maioria das cidades volta a ter as características da maioria dos meses do ano: mais carros pelas ruas, pois as férias escolares acabam. Com isso, é preciso lembrar dos cuidados para transportar os pequenos para a escola.

Se as crianças vão de carro para a escola, todas devem estar devidamente acomodadas nos dispositivos de segurança próprios à sua idade e tamanho. E para os maiores, o uso do cinto de segurança é fundamental, em qualquer percurso.

São eles: o bebê conforto para quem ainda não fez um ano de idade. Ele deve ser acomodado de costas para os bancos da frente e preso e o bebê deverá estar utilizando o cinto do equipamento. Já para as crianças de um ano até quatro anos, o adequado é adotar a cadeirinha, que usa o cinto do carro para ficar preso, caso não tenha ainda o isofix. Confira o equipamento que você usa. Já para quem passou dos quatro anos, é hora de usar o assento de elevação. Nesse caso, a criança já usa o cinto do carro para estar protegida.

Para quem dirige, é importante dar o exemplo: ponha o cinto de segurança antes mesmo de dar a partida no carro. Programe-se para sair com antecedência e sem atropelos.

Quem usa a moto para levar as crianças na escola, lembre-se que somente as maiores de sete anos, que alcancem a pedaleira, que consigam abraçar com firmeza a cintura do condutor e que tenham condições de se sustentar sozinhas, podem ser garupa numa motocicleta. O capacete deve ser adequado ao tamanho da cabeça da criança e com a fivela atada.

Se as crianças vão de van escolar, o cuidado deve ser o mesmo, exigindo do condutor que acomode o número correto de passageiros no veículo e que cada uma delas esteja atada ao cinto ou cadeirinha própria. Cheque também se a van está com a vistoria em dia e regulamentada perante o órgão de trânsito da sua cidade.

A velocidade para quem se aproxima de área escolar deve ser de 30 km/h e a atenção para com pedestres e ciclistas deve ser ainda maior. Outro comportamento que protege a todos é nunca parar em fila dupla, pois isso prejudica toda a fluidez do trânsito e coloca todos em risco. Vale a pena estacionar o carro um pouco mais distante da entrada da escola e fazer o trajeto a pé com as crianças. Lembre-se também de estacionar somente em locais permitidos e desembarque as crianças somente pela calçada. Essa é a forma mais segura de tirar seus filhos do carro, sem colocar em risco a vida de ninguém.

Ensine as crianças a atravessarem pela faixa de pedestres, segurando os menores pelo pulso e os maiores pela mão. Até os 10 anos eles não têm percepção da distância e velocidade do veículo que trafega pela via. Então, todo cuidado é pouco e dê o melhor exemplo sempre!

SindSeg apoia o ONSV

O SindSeg MG/GO/MT/DF se preocupa com a educação no trânsito e em orientar a sociedade para a segurança nas ruas da cidade e estradas. Por isso, apoia o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O sindicato divulga o conteúdo informativo da instituição social em seu site, redes sociais (Facebook e Linkedin) e, com isso, estimula a adoção de hábitos seguros, como forma de diminuir os altos índices de acidentes de trânsito em todo o país. Contribua com a propagação dessas informações e compartilhe, curta e comente nossos conteúdos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto