Logo
Imprimir esta página

Calor intenso aumenta casos de sangramento nasal, mas recorrência exige investigação médica

Calor intenso aumenta casos de sangramento nasal, mas recorrência exige investigação médica

Especialista alerta que, embora comum no calor, episódios frequentes podem sinalizar condições que vão além do ressecamento nasal

As altas temperaturas registradas em diversas regiões do país têm levado muita gente a lidar com um incômodo relativamente comum no verão: o sangramento nasal. Embora o calor possa, de fato, favorecer esse tipo de ocorrência, especialistas alertam que episódios repetidos não devem ser tratados como algo banal.

Segundo o otorrinolaringologista Dr. Arnaldo Braga Tamiso, do Hospital Paulista, o calor contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, o que facilita o rompimento de pequenos capilares da mucosa nasal. “Isso acontece porque, no tempo quente, os vasos sanguíneos se dilatam e o sangramento tende a ocorrer com maior frequência”, explica.

Além da temperatura elevada, fatores como ressecamento das vias nasais, inflamações locais e pequenas feridas costumam estar entre as causas mais frequentes das hemorragias. Ainda assim, o médico reforça que é preciso atenção especial quando os episódios se tornam recorrentes.

Sinal de alerta para outras condições

De acordo com Dr. Tamiso, o sangramento nasal persistente pode estar associado a diferentes condições de saúde, como desidratação, aumento da pressão arterial e problemas respiratórios. Em situações menos comuns, também pode indicar doenças mais graves.

“O sangramento nasal também pode ser um sinal de alerta para tumores, como nasoangiofibromas, pólipos e hemangiomas, entre outros. Eles estão entre as causas menos prevalentes, mas não podem ser descartados”, alerta o especialista.

Por isso, ele destaca que a hemorragia não deve ser vista apenas como um incômodo pontual. “Quando os sangramentos nasais acontecem repetidamente, eles não podem ser considerados comuns. Pelo contrário, merecem preocupação e, seja qual for a intensidade, devem ser analisados por um otorrino.”

Como agir diante do sangramento

Nos casos esporádicos — como pequenos sangramentos ao assoar o nariz —, não há motivo para pânico. O médico orienta manter a cabeça inclinada para frente, nunca para trás, para evitar engasgos, além de pressionar suavemente as narinas por cerca de dois minutos. “Ao soltar, colocar gelo por cerca de 10 minutos também pode ajudar a conter o sangramento”, orienta.

Durante períodos de calor intenso e tempo seco, a principal medida preventiva é manter a mucosa nasal hidratada. “A hidratação do nariz com soro fisiológico ajuda a evitar o ressecamento. Caso perceba sujeira ou algum corpo estranho, o ideal é lavar com água corrente, evitando cutucar o nariz”, recomenda.

Quando procurar um especialista

Se os sangramentos se repetirem com frequência, a avaliação médica torna-se indispensável. “A consulta com um otorrinolaringologista é essencial para o diagnóstico e o tratamento adequados, que podem incluir medicamentos, cauterizações e, em alguns casos, até cirurgias nasais”, conclui Dr. Arnaldo Braga Tamiso.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial. Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto