Logo
Imprimir esta página

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta riscos e pressiona custos do sistema de saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta riscos e pressiona custos do sistema de saúde

Levantamento da Dr.Online mostra que os homens ainda são minoria tanto no pronto atendimento, quanto nas consultas eletivas.

Levantamento conduzido pela Dr.Online, plataforma digital de Atenção à Saúde,a partir da análise de sua base de dados do trimestre agosto/setembro/outubro demostra que os homens continuam acessando menos o atendimento preventivo, o que eleva a incidência de eventos agudos, internações e tratamentos de alto custo. A baixa adesão masculina ao acompanhamento preventivo resulta em diagnósticos tardios, especialmente em doenças cardíacas, metabólicas e oncológicas, áreas que representam grande impacto financeiro para operadoras e seguradoras.

Muitos homens só buscam atendimento quando sintomas se tornam impossíveis de ignorar, como infartos, doenças cardiovasculares, complicações evitáveis, silenciosas e progressivas.Os números mostram que o padrão se repete sempre, como relógio. Os homens procuram menos atendimento e chegam quando o quadro já é delicado, mesmo quando o acesso é digital, imediato e confidencial.

Entre agosto e outubro, do total de consultas de pronto atendimento, os homens foram 38%. Já nas consultas com especialistas, esse número foi de 46%. A médica Dra. Thaís Cunha Dias Ferreira, especialista em Atenção Primária em Saúde Digital e Coordenadora Médica da Dr.Online, observa que “mesmo com toda a facilidade que a telemedicina oferece, com atendimento imediato, sem deslocamento e com privacidade, ainda é baixo o número de homens que procuram cuidado preventivo. Eles só chegam quando o corpo grita, e muitas vezes já poderiam estar tratando antes",declaraDra. Thaís.

Informações divulgadas pelo Ministério da Saúde apontam que os homens morrem mais do que as mulheres na maioria das causas de óbitos e em todas as faixas etárias até 80 anos. Além disso, segundo dados do Saúde-Brasil 2021-2022, a tendência de maior mortalidade entre homens até 60 anos é especialmente decorrente de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), caracterizadas principalmente por doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, neoplasias e diabetes mellitus.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, esses quatro principais grupos de DCNT foram responsáveis por 55% do total das mortes no Brasil em 2018 e os homens apresentaram maior risco de morte do que as mulheres em todos esses grupos, principalmente para doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas, com 40% a 50% mais risco de morrer por uma dessas patologias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto