Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta riscos e pressiona custos do sistema de saúde
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Lucia Guimarães
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Levantamento da Dr.Online mostra que os homens ainda são minoria tanto no pronto atendimento, quanto nas consultas eletivas.
Levantamento conduzido pela Dr.Online, plataforma digital de Atenção à Saúde,a partir da análise de sua base de dados do trimestre agosto/setembro/outubro demostra que os homens continuam acessando menos o atendimento preventivo, o que eleva a incidência de eventos agudos, internações e tratamentos de alto custo. A baixa adesão masculina ao acompanhamento preventivo resulta em diagnósticos tardios, especialmente em doenças cardíacas, metabólicas e oncológicas, áreas que representam grande impacto financeiro para operadoras e seguradoras.
Muitos homens só buscam atendimento quando sintomas se tornam impossíveis de ignorar, como infartos, doenças cardiovasculares, complicações evitáveis, silenciosas e progressivas.Os números mostram que o padrão se repete sempre, como relógio. Os homens procuram menos atendimento e chegam quando o quadro já é delicado, mesmo quando o acesso é digital, imediato e confidencial.
Entre agosto e outubro, do total de consultas de pronto atendimento, os homens foram 38%. Já nas consultas com especialistas, esse número foi de 46%. A médica Dra. Thaís Cunha Dias Ferreira, especialista em Atenção Primária em Saúde Digital e Coordenadora Médica da Dr.Online, observa que “mesmo com toda a facilidade que a telemedicina oferece, com atendimento imediato, sem deslocamento e com privacidade, ainda é baixo o número de homens que procuram cuidado preventivo. Eles só chegam quando o corpo grita, e muitas vezes já poderiam estar tratando antes",declaraDra. Thaís.
Informações divulgadas pelo Ministério da Saúde apontam que os homens morrem mais do que as mulheres na maioria das causas de óbitos e em todas as faixas etárias até 80 anos. Além disso, segundo dados do Saúde-Brasil 2021-2022, a tendência de maior mortalidade entre homens até 60 anos é especialmente decorrente de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), caracterizadas principalmente por doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, neoplasias e diabetes mellitus.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, esses quatro principais grupos de DCNT foram responsáveis por 55% do total das mortes no Brasil em 2018 e os homens apresentaram maior risco de morte do que as mulheres em todos esses grupos, principalmente para doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas, com 40% a 50% mais risco de morrer por uma dessas patologias.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>