SEGS Portal Nacional

Saúde

Especialista dá dicas sobre como prevenir o pré-diabetes

  • Terça, 11 Novembro 2025 18:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A especialista pontua que a pré-diabetes não tem sintomas e que existem alguns grupos de risco para seu desenvolvimento - Freepik

Endocrinologista elenca grupo de risco, pontua como evitar o problema e seu tratamento

De acordo com o atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF), 15,2 milhões de pessoas no Brasil receberam, em 2024, diagnóstico de glicose em jejum alterada e 17,7 milhões de tolerância à glicose diminuída, dois marcadores laboratoriais que alertam para o pré-diabetes. As condições, que podem coexistir, revelam que o organismo já enfrenta dificuldades para controlar o açúcar no sangue. O pré-diabetes é uma condição em que os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas não altos o suficiente para serem classificados como diabetes tipo 2.

Neste Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, a endocrinologista Lanna Gomes, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, explica que a pré-diabetes não tem sinais. “Ela é silenciosa, a única forma confiável de identificar é através de exames laboratoriais, como glicemia de jejum, hemoglobina glicada (HbA1c) ou o teste de tolerância à glicose”, pontua. “Quando a pessoa apresenta sinais como sede excessiva, urinar demais, fome aumentada, cansaço ou perda de peso sem explicação, geralmente isso já indica diabetes instalado, não pré-diabetes. Por isso, o rastreio é tão importante”, completa.

A especialista destaca que existem alguns grupos de risco para o pré-diabetes. “Pessoas com sobrepeso ou obesidade; histórico familiar de diabetes; pressão alta, colesterol alterado ou gordura no fígado; mulheres com síndrome dos ovários policísticos ou que tiveram diabetes na gestação; sedentarismo e pessoas acima dos 35 anos, que é a idade de início do rastreio recomendada pelas diretrizes. Fatores genéticos, hormonais e hábitos de vida também aumentam essa predisposição”, elenca.

Como evitar

Segundo Lanna Gomes, estudos mostram que mudanças de estilo de vida podem reduzir em até 58% o risco de evoluir para diabetes e cita formas de evitar o problema. “Perder 5 a 10% do peso corporal, quando indicado; praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana; priorizar alimentação anti-inflamatória e rica em fibras; reduzir ultraprocessados, açúcar e farinhas; dormir bem e manejar o estresse.Essas medidas têm mais impacto do que qualquer suplemento”, ressalta.

Quem recebe o diagnóstico de pré-diabetes também pode reverter o quadro com acompanhamento adequado. “Trabalhamos em três frentes. A primeira é ter um estilo de vida estruturado, com perda de peso, alimentação equilibrada e exercício regular. A segunda é uma avaliação de causas associadas, como resistência à insulina, tireoide, apneia do sono, síndrome dos ovários policísticos e fígado gorduroso. E a terceira são as medicações selecionadas. Com essas medidas, muitas pessoas voltam a ter exames normais”, afirma a médica.

O diabetes 

No entanto, aqueles que não conseguem reverter e evoluem o quadro para diabetes também precisam se cuidar. “Quando a pré-diabetes progride para diabetes tipo 2, temos hoje tratamentos muito eficazes que vão além de apenas ‘baixar o açúcar’”, explica a endocrinologista. “O plano geralmente envolve estilo de vida ajustado, com alimentação adequada, perda de peso quando necessário e atividade física, além de medicações modernas que tratam o diabetes e protegem o organismo”, completa.

Existe ainda um cuidado com o paciente como um todo durante o tratamento. “Fazemos ainda o controle global da saúde metabólica, com monitoramento da pressão arterial, colesterol, fígado gorduroso, função renal e possíveis complicações. Com diagnóstico precoce e tratamento individualizado, o paciente consegue viver com qualidade e evitar complicações a longo prazo”, salienta Lanna Gomes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Dez 09, 2025 Saúde

Mais precisão e recuperação rápida: cirurgia robótica…

Dez 09, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações…

Dez 09, 2025 Saúde

Brasil adota as canetas para perda de peso e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version