Logo
Imprimir esta página

Obesidade sarcopênica: quando o excesso de gordura e a perda de massa muscular andam juntos

Obesidade sarcopênica: quando o excesso de gordura e a perda de massa muscular andam juntos

Condição combina sobrepeso e enfraquecimento muscular, elevando o risco de surgimento de outras doenças

Segundo o Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle, estima-se que 12% dos adultos com mais de 40 anos apresentem algum grau de obesidade sarcopênica. Essa condição une dois problemas de saúde que podem parecer opostos: a obesidade e a perda de massa muscular. O resultado é um quadro que preocupa médicos e especialistas, já que o excesso de gordura corporal se soma à fragilidade muscular, aumentando o risco de doenças metabólicas, cardiovasculares e de perda de mobilidade.

A endocrinologista e professora da Faculdade Zarns, Dra. Mariana Lopes, explica que uma pessoa com obesidade sarcopênica pode estar acima do peso, muitas vezes com IMC compatível com obesidade, mas com baixa massa e função muscular. “É uma condição complexa e silenciosa, que tende a aparecer em idosos, mas que temos observado cada vez mais cedo, principalmente em quem leva uma vida sedentária e tem hábitos alimentares irregulares”, destaca.

O quadro é considerado uma epidemia silenciosa, impulsionada pelo envelhecimento da população, queda dos hormônios, sedentarismo e alimentação pobre em proteínas. Segundo a médica, “a combinação de pouca atividade física com dietas ricas em carboidratos simples e gorduras leva à perda de massa muscular e ao acúmulo de gordura visceral, o que agrava o risco metabólico”.

Além de favorecer doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, resistência à insulina e problemas cardiovasculares, a obesidade sarcopênica reduz a força e a capacidade funcional. “Esses pacientes tornam-se mais frágeis e vulneráveis a quedas e fraturas. Muitos não conseguem mais levantar sozinhos de uma cadeira ou cama”, observa a especialista.

Pessoas com esse tipo de obesidade têm até 80% mais risco de mortalidade do que aquelas sem o problema e o risco de morte é duas vezes maior quando comparado à obesidade isolada. “O diagnóstico pode começar por triagens simples, como o questionário SARC-F, que avalia força e mobilidade”, explica a Dra. Lopes. “Mas exames como a bioimpedância ou a densitometria são fundamentais para medir com precisão a massa muscular e a gordura corporal”, pontua.

Dra. Mariana Lopes reforça que prevenir e tratar a obesidade sarcopênica passa por escolhas simples, mas consistentes. “O segredo está no movimento e na alimentação equilibrada. Exercícios de força, como musculação ou pilates, ajudam a reconstruir a massa muscular, enquanto uma dieta rica em proteínas e alimentos naturais mantém o corpo nutrido e forte”, orienta. Segundo ela, cuidar da saúde muscular é tão importante quanto controlar o peso. “Mais do que viver mais, é sobre viver com autonomia, energia e qualidade.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto